A ordem da roupa em Foucault: as relações de poder presentes no discurso midiático do corpo adornado
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.1039Palavras-chave:
discurso, mídia, poder, vestesResumo
Este artigo visa compreender a roupa, entendendo seu papel midiático, enquanto potência discursiva nas relações de poder que se estabelecem no campo social. Trata-se, aqui, de apreender as discussões propostas por Michel Foucault em seu texto A ordem do discurso, proferido em sua aula inaugural na Collège de France, datada de dois de dezembro de 1970, e desenvolvê-las a partir de uma perspectiva contra-hegemônica para pensar a vestimenta em seu status comunicativo e revelador das relações sociais. Serão destacados os procedimentos internos, externos e de funcionamento, abordados por Foucault em sua análise sobre o discurso, alocando as vestes em pleno diálogo com o campo de poder. Aqui, serão evidenciados os corpos em suas dissidências sexuais e de gênero, enquanto sujeitos levados à marginalização, a partir das definições de controle elencadas pelo autor. Nesta pesquisa, evidenciamos os estudos da Comunicação na abordagem sobre as camadas disciplinatórias que regem o campo das vestes nos sujeitos que destoam dos gêneros e sexualidades ideais.
Métricas
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CIDREIRA, Renata Pitombo. Os Sentidos da Moda. São Paulo: Annablume, 2005.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 22ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. 14ª ed. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo, Cultrix, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.