A ordem da roupa em Foucault: as relações de poder presentes no discurso midiático do corpo adornado
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.1039Palabras clave:
discurso, mídia, poder, vestesResumen
Este artigo visa compreender a roupa, entendendo seu papel midiático, enquanto potência discursiva nas relações de poder que se estabelecem no campo social. Trata-se, aqui, de apreender as discussões propostas por Michel Foucault em seu texto A ordem do discurso, proferido em sua aula inaugural na Collège de France, datada de dois de dezembro de 1970, e desenvolvê-las a partir de uma perspectiva contra-hegemônica para pensar a vestimenta em seu status comunicativo e revelador das relações sociais. Serão destacados os procedimentos internos, externos e de funcionamento, abordados por Foucault em sua análise sobre o discurso, alocando as vestes em pleno diálogo com o campo de poder. Aqui, serão evidenciados os corpos em suas dissidências sexuais e de gênero, enquanto sujeitos levados à marginalização, a partir das definições de controle elencadas pelo autor. Nesta pesquisa, evidenciamos os estudos da Comunicação na abordagem sobre as camadas disciplinatórias que regem o campo das vestes nos sujeitos que destoam dos gêneros e sexualidades ideais.
Referencias
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CIDREIRA, Renata Pitombo. Os Sentidos da Moda. São Paulo: Annablume, 2005.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 22ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. 14ª ed. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo, Cultrix, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor de sus obras y conceden a RELACult el derecho de primera publicación. Todos los artículos están simultáneamente licenciados bajo Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), lo que permite el intercambio, distribución, copia, adaptación y uso comercial, siempre que se otorgue el crédito correspondiente a la autoría original y se indique la primera publicación en esta revista.
RELACult pone todo su contenido a disposición en acceso abierto, ampliando la visibilidad y el impacto de los trabajos publicados. La información de contacto proporcionada en el sistema de envío se utiliza exclusivamente para la comunicación editorial y no será compartida para otros fines.