Percepção dos residentes quanto aos impactos da atividade turística no extremo Sul do RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1309Palavras-chave:
Impactos do Turismo, Residentes, Turismo, Planejamento.Resumo
Esta pesquisa objetiva identificar a percepção dos residentes do balneário da Barra do Chuí, localizado em Santa Vitória do Palmar, no RS, em relação aos impactos locais advindos da atividade turística; como objetivos específicos descrever os possíveis impactos apresentados pelos residentes e realizar suas categorizações. O método de pesquisa utilizado tem objetivos descritivos, com abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos técnicos é considerado bibliográfico e de levantamento com aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado aos residentes que se encontravam em suas casas no referido período da aplicação. A pesquisa contou com 89 respondentes e com sondagem domiciliar de cerca de 200 famílias no total. Parte dos resultados apontam que 8% dos residentes não só percebem os impactos positivos, mas os impactos negativos também; e que 18% dos residentes questionados não conseguem obter a percepção de nenhum impacto local, todavia a maioria dos entrevistados reconhecem a importância da atividade turística para o balneário. O trabalho tem por intuito contribuir com o planejamento da atividade turística, ademais, despertar o olhar para este tema que é relevante no que tange à inserção da comunidade como ator social indispensável no planejamento do turismo.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.