Um esboço sobre a realidade da gurizada das margens do Arroio Santa Bárbara a partir da fotografia como jogo de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1263Palavras-chave:
Ceval, fotografia, jogo de linguagemResumo
Nosso estudo se deteve sobre um recorte da realidade, utilizando fotografias, a partir do projeto de extensão sobre reforço escolar que estava inserido no Programa de Extensão, entre os anos de 2006 e 2010, “Ação Interdisciplinar de atenção integral a carroceiros e catadores de lixo que trabalham às margens do arroio Santa Bárbara em Pelotas” sob a responsabilidade da Faculdade de Veterinária/UFPel e da FaE/UFPel. A comunidade ainda é caracterizada como de vulnerabilidade social extremada, despossuída de bens econômicos e com frágeis vínculos sociais. O projeto teve por objetivo a criação de um espaço que possibilitasse o desenvolvimento de práticas complementares à educação regular ministrada nas instituições educacionais. Ao longo do projeto havia o hábito de registrar sem pretensão acadêmica ou artística, em uma máquina digital, cenas do cotidiano de nosso trabalho. Imbuídos de curiosidade a respeito das possibilidades do registro fotográfico capturamos uma sequência de fotos e a partir daí consideramos a fotografia como jogo de linguagem para entender uma realidade social.
Métricas
Referências
AZEVEDO, Heloisa Helena Duval de Azevedo. O viés austríaco da virada linguística. In: AZEVEDO, Heloisa Helena Duval de Azevedo; OLIVEIRA, Neiva Afonso; GHIGGI, Gomercindo. Interfaces: temas de educação e filosofia. Pelotas: Editora e gráfica universitária/UFPel, 2009. p. 55-69. (Capítulo de livro)
BAKER, G.P. & HACKER, P.M.S. Scepticism, Rules and Language. Oxford: Basil Blackwell, 1984. (Obra completa)
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2008. (Obra completa)
CASTEL, Robert. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a “desfiliação”. Caderno CRH, Salvador, n. 26/27, p. 19-40, jan./dez. 1997. Disponível em:<http://www.cadernocrh.ufba.br/viewarticle.php?id=193>. Acesso em: 20 set. 2017. (Artigo em periódico digital)
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008. (Obra completa)
MAMMI, Lorenzo, SCHWARCZ, Lilian Moritz. 8 X fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. (Obra completa)
VALERY, Paul. Degas: dança desenho. São Paulo: Cosacnaify, 2012. (Obra completa)
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigação Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 1994. (Obra completa)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.