La organización de la unidad económica campesina: perspectivas repensadas
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i3.869Palavras-chave:
Camponeses, Economia, Produção, Reprodução, Sociedade.Resumo
O objetivo deste trabalho está centrado em analisar de forma clara, concisa e subjetiva, as percepções de Alexander Chayanov em sua obra prima intitulada “La organización de la unidad económica campesina”. As noções básicas aqui colocadas, partem do entendimento e das estruturações que envolvem o modo de produção de unidades rurais – entendidos como campesinos. Tais pressupostos levam em consideração à compreensão de uma produção econômica não pautada nas dinâmicas capitalistas, mas sim, como uma forma autônoma de produção e reprodução social.
Referências
CHAYANOV, Alexander V. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires: Nueva Visión, 1974, 342 p.
KAUTSKY, Karl. A questão agrária. Tradução de C. Iperoing. Laemmert. Rio de Janeiro. 1968.
LÊNIN, Vladimir Ilitch. O Desenvolvimento do capitalismo na Rússia. São Paulo: Nova Cultural, 1985. 402 p.
MARX, Karl. A parceria e a pequena propriedade camponesa. In: ______. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Difel, v. 6, p. 918-931. 1985. (Livro 3, v.6).
WOORTMANN, Klass. ―Com parente não se neguceia: o campesinato como ordem moral. Ciência Hoje, v.5, n.28, jan./fev. 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.