História e Memórias: Traços de Territórios Negros em Pelotas/RS

Autores

  • Cristiane Bartz de Ávila Universidade Federal de Pelotas
  • Maria de Fátima Bento Ribeiro
  • Angela Mara Bento Ribeiro UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.776

Resumo

Neste texto propomos uma reflexão acerca dos espaços urbano e rural da cidade de Pelotas, situada no Rio Grande do Sul, Brasil. Temos como objetivo principal demonstrar alguns dos territórios negros da cidade, no século XIX, e sua possível relação com o presente, século XXI, observando os traços que marcam as histórias e as memórias de determinados sujeitos. No trabalho, enfatizamos os aspectos da cultura que se entrelaçam criando identidades, fronteiras simbólicas e memórias. Nosso interesse por esse tema refere-se a nossa trajetória acadêmica e humana no que tange aos estudos sobre Culturas, pois ao estudarmos a Cultura dos Quilombolas, oportunizamos discussões sobre grupos considerados “minorias” em nossa sociedade. Finalizamos a proposta com a certeza de que outras reflexões se fazem necessárias para que histórias e memórias possam ser difundidas e reconhecidas como parte de nosso Patrimônio Cultural.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Bartz de Ávila, Universidade Federal de Pelotas

Professora de história, doutoranda em Educação pela UFPel mestre em memória social e patrimônio cultural, tem interesse em pesquisas sobre patrimônio, identidade,  memória quilombola e cultura afro-brasileira.

Referências

APPADURAI, Arjun. O Medo ao Pequeno Número: ensaio sobre a geografia da raiva. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.

ARANTES, Antônio Augusto. Paisagens Paulistanas: transformações do espaço público. Campinas, SP: Editora da Unicamp/ Imprensa Oficial, 2000.

ÁVILA, Cristiane Bartz; RIBEIRO, Maria de Fátima Bento. Cultura, multiculturalismo e interculturalidade: as "tias minas" da cidade de Pelotas-RS e seu legado cultural. II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), UFMG, Belo Horizonte, 2013.

ÁVILA, Cristiane Bartz. Entre esquecimentos e silêncios: Manuel Padeiro e a memória da escravidão no distrito de Quilombo, Pelotas, RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural). Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

CAPPONE, Luiz Armindo. Pelotas teve megaquilombo: Escravos que atuavam nas charqueadas criaram um dos seus maiores refúgios no Estado. Jornal Diário Popular. Pelotas, 2000, p. 08, 26 nov., 2000.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

LE GOFF, Jacques. Memoria. El orden de la memoria. El tiempo como imaginário. Barcelona, España: Editorial Paidós, 1991.

LOWENTHAL, David. Projeto História: Trabalhos da memória. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História. PUC/SP, n. 17, nov., 1998.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional. Anos 90, Porto Alegre: v.15, n. 27, jul., 2008.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Projeto História 10. São Paulo, dez., 1993.

FUNARI, Pedro Paulo & PELEGRINI, Sandra. O que é patrimônio Cultural Imaterial. 1ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

ROLNIK, Raquel. O que é a Cidade. São Paulo: Brasiliense S. A., 1994.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem ao Rio Grande do Sul 1820-1821. Traduzido por Leonam de Azeredo Penna. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo. Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

de Ávila, C. B., Ribeiro, M. de F. B., & Ribeiro, A. M. B. (2018). História e Memórias: Traços de Territórios Negros em Pelotas/RS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.776

Edição

Seção

Dossiê: HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)