Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social.

Autores

  • Jair Jonko Araujo Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Janete Otte Otte Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Lia Pachalski Pachalski Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.731

Palavras-chave:

Ciclo de Políticas, Cooperação Internacional, Cursos Binacionais, Educação Profissional na Fronteira, Política Educacional, Teoria do Discurso

Resumo

Buscando considerar e enfatizar a natureza dinâmica dos cenários políticos, em consonância com a matriz conceitual pós-estruturalista, este trabalho objetiva apresentar e discutir um conjunto de ações em andamento nos municípios de Santana do Livramento, Rivera, Jaguarão e Rio Branco, as quais resultam na oferta de cursos técnicos com diplomação binacional a estudantes brasileiros e uruguaios. Tendo como referências teóricas o Ciclo de Políticas de Stephen Ball e a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, procuraremos demonstrar a relevância para a população fronteiriça de um projeto de educação binacional, construído a partir de atores locais das instituições envolvidas e da comunidade, o qual produziu integração regional e institucional, resultou em dois Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) em Santana do Livramento e Jaguarão e ocasionou um reordenamento legal nas Instituições envolvidas e entre Brasil e Uruguai.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BALL, Stephan. Education reform: a critical and post–structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BOWE, R.; BALL, Stephen. J.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

COUTO. Regina Célia do. O Currículo como Produtor de Identidade e de Diferença: Efeitos na Fronteira Brasil-Uruguay. Tese de Mestrado. PPGE - Universidade Federal de Pelotas, 2012.

DINIZ, Miguel; MELLO, Luciano. Cursos binacionais: relatos de uma experiência. Santana do Livramento: Ed. Cia do eBook, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, 4ª ed., São Paulo, Atlas, 2002.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantau. Hegemonia y Estrategía Socialista: hacia una radicalización de la democracia. Madrid: Siglo XXI, 1987.

MAINARDES, Jefferson; FERREIRA, M. Dos S.; TELLO, César. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, p. 143-172, 2011. (p.143-172)

MEC. Ministério da Educação e Cultura. Expansão da Rede Federal. 2017. Disponível em:

http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal. Acesso em 07 Out. 2017.

MOUFFE, Chantau. El retorno de lo politico: comunidad, ciudadania, pluralismo y democracia radical. Buenos Aires. Paidos, 1999.

SILVA da, Paulo Henrique Asconavieta; LIMA, Alessandro de Souza. O contexto dos Cursos Binacionais na Fronteira Sant’Ana do Livramento-BR/Rivera-UY. In: Cursos binacionais: relatos de uma experiência. /Miguel Angel Pereira Dinis, Luciano Moura de Mello. – Santana do Livramento: Ed. Cia do eBook, 2015.

VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação, Brasília: Liber Livro Editora, 2007, Série pesquisa, v.5.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Araujo, J. J., Otte, J. O., & Pachalski, L. P. (2018). Cooperação IFSul e CETP-UTU na faixa de fronteira: o empoderamento discursivo de atores locais na construção de uma política internacional com relevante impacto social. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.731

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO ACADÊMICA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE