Brincando para Lembrar, Memória e Patrimônio na Contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.52

Palavras-chave:

Patrimônio, Educação, Museu, Ação Educativa, Instituição

Resumo

Este resumo pretende relatar algumas ações organizadas pelo Laboratório de Educação para o Patrimônio – LEP que envolvem a produção de material educativo e o desenvolvimento de ações educativas no âmbito do patrimônio cultural material e imaterial realizadas em museus da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. O LEP está vinculado ao curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas -UFPel entre seus objetivos refletir sobre os museus como agentes educativos e colaborar para a qualificação das ações educativas para o patrimônio desenvolvidas por estas instituições. Para isso, foi desenvolvida uma série de jogos para crianças e adultos, a fim de propiciar uma aproximação agradável, lúdica e pedagógica com alguns bens culturais da cidade de Pelotas que busca a transformação do ato de olhar a partir das ações educativas, resultando na construção de identidade através do referencial do patrimônio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ildaiane Pintanela Vergara, Universidade Federal de Pelotas

Meu nome é Ildaiane, sou acadêmica do curso de Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas, curso este pertencente a área do Centro de Artes.

Referências

CABRAL, Magali. Comunicação, educação e patrimônio cultural. Texto apresentado no Fórum Estadual de Museus do Rio Grande do Sul. Inédito. Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2002.

GASTAUD, Carla, CRUZ, Patrícia, LIMA, Marcelo; Implantação da Mediateca do LEP - Laboratório de Educação para o Patrimônio ago de 2013.

GASTAUD, Carla Rodrigues; CRUZ, Matheus; LEAL, Noris Mara Pacheco Martins; SÁ, Patrícia Cristina da Cruz; CASTRO, Renata Brião de. Do sal ao açúcar: as ações educativas do Museu do Doce da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Expressa Extensão. Pelotas, v.19, n.2, p. 91-105, 2014.

MAGALHÃES, Leandro Henrique; BRANCO, Patrícia Martins Castelo; ZANON, Elisa Roberta. Educação Patrimonial: Da Teoria à Prática. Londrina-PR: UniFil, 2009.

GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: Museu de Arte e Escola-Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. 2000. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

Portal Aprendiz. . Acesso em: 25/10/2015.

Museu da Baronesa, Pelotas – RS. Disponível em: <http://www.museudabaronesa.com.br>.

Acesso: 26/10/2015.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Vergara, I. P. (2016). Brincando para Lembrar, Memória e Patrimônio na Contemporaneidade. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(1), 102–105. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.52

Edição

Seção

Dossiê - História, Memória e Identidades