Descolonização do Imaginário e a Instituição Universitária: caminhos possíveis na reconfiguração de representações estereotipadas sobre os indígenas brasileiros

Autores

  • Lia Vieira Ramalho Bastos Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.502

Palavras-chave:

descolonização, imaginário popular, indígenas, políticas afirmativas, pós-colonialismo

Resumo

Este estudo visa refletir sobre o papel das instituições universitárias e seus desafios na desconstrução de discursos coloniais que, ainda na contemporaneidade, se mantêm arraigados junto ao imaginário popular da sociedade brasileira promovendo, além da reprodução de representações alienantes (BHABHA, 1998), sobre a população indígena, sua exclusão e silenciamento. O indígena na sociedade brasileira ocupa um “não-lugar” (AUGÉ, 1994), o lugar da invisibilidade, da marginalidade, do entre fronteiras, o lugar do outro, ou como se refere Trouillot (2003), está posicionado na “fenda selvagem”. As instituições universitárias, por meio de políticas afirmativas efetivas e da elaboração de novas epistemologias baseadas nos saberes não-oriundos do colonialismo ocidental, por exemplo, podem potencializar o desenvolvimento de processos de descolonização de pensamentos e imaginários. Suas ramificações podem gerar transformações não apenas no espaço universitário, mas na sociedade de forma mais ampla, tornando-a mais diversa, inclusiva e igualitária ao fornecer possibilidades para reverter aquele quadro composto por estereótipos, invisibilidade e discriminação que vem sendo vivenciado pela população indígena desde a colonização. Seguindo por esta perspectiva, buscarei demonstrar, além das contribuições das instituições universitárias para o processo de descolonização dos imaginários, pensamentos e saberes, as complexidades empreendidas em processos de pós-colonialismo que trazem consigo conflitos e disputas, neste caso pela reconfiguração de representações sobre os povos indígenas, travados no campo simbólico e refletidos no campo social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lia Vieira Ramalho Bastos, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (2015), com pesquisa direcionada a estudos referentes a representação, memória, identidade e pós-colonialismo. Graduada em Produção Cultural pela mesma instituição (2012) onde participou como aluna em iniciação científica em pesquisas relacionadas à produção artística da cidade de Niterói. Teve sua dissertação de mestrado contemplada para publicação pelo Edital 2016 série Memória e Identidade da EDUFF, e artigos publicados em anais de congressos internacionais e encontros nacionais nas áreas da cultura, das ciências humanas e sociais e da antropologia.  Integrou a Comissão de Classificação dos Editais Prêmio Territórios de Cultura (2016) e Prêmio de Ações Locais-Rio450 (2015) promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Atuou como coordenadora e avaliadora de projetos de extensão apresentados na 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (2016). Realizou estágio em docência na disciplina Produção Cultural Popular para o curso de Produção Cultural/UFF (2013). Está vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Tradições (LETRA/UFCG) e participa do Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade (GRECOS/UFF), ambos desde 2013.  

Referências

AMADO, Simone E. Ensino superior para os povos indígenas de Mato Grosso do Sul: desafios, superação e profissionalização. Rio de Janeiro: PPGAS/Museu Nacional/UFRJ, 2016.

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera. The new mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 2012.

AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus, 1994.

BASTOS, Lia V. R. “Niterói, terra de índio”: apagamentos, silenciamentos e reapropriações em torno da figura de Araribóia. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Cultura e Territorialidades) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Arte e Comunicação Social. Niterói, 2015.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e poder simbólico. In: Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

COELHO DE SOUZA, Marcela S. Contradisciplina: indígenas na pós-graduação e os futuros da antropologia. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 60, n. 1, p. 99-116, may 2017. ISSN 1678-9857.

DAFLON, Verônica Toste; FERES JÚNIOR, João & MORATELLI, Gabriella. Levantamento das políticas de ação afirmativa 2014: evolução temporal e impacto da Lei nº 12.711 sobre as universidades federais. (IESP-UERJ), n. 4, 2014, pp.1-10.

ESTÁCIO, Marcos A. F. A presença indígena no ensino superior: a experiência da Universidade do Estado do Amazonas. Florianópolis: Anpuh, 2015. pp. 1-14.

FREITAS, Ana Elisa de C. (org.) Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil [recurso eletrônico]: povos indígenas e os novos contornos do programa de educação tutorial/conexões de saberes.1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2015.

GOLDMAN, Marcio; BANAGGIA, Gabriel. A política da má vontade na implantação das cotas étnico-raciais. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 60, n. 1, p. 16-34, may 2017. ISSN 1678-9857.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

OLIVEIRA, Bruno Pacheco de. Quebra a cabaça e espalha a semente. Desafios para um protagonismo indígena. Rio de Janeiro: E-papers, 2015.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia de Bolso, 1995.

SOUZA LIMA, Antonio C. de (org.). A educação superior de indígenas no Brasil [recurso eletrônico]: balanços e perspectivas. - 1. ed. - Rio de Janeiro: E-papers, 2016.

TEIXEIRA, Raquel, F., A. “As línguas indígenas no Brasil”. In: SILVA, A., L., da; GRUPIONI, L., D., B. (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO,1995. pp. 291-316.

TROUILLOT, Michel-Rolph. “Anthropology and the savage slot: The poetic and politics of otherness” In: Global transformations: Anthropology and the modern world. New York, Palgrave Macmillan, 2003. pp. 7-28.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Bastos, L. V. R. (2017). Descolonização do Imaginário e a Instituição Universitária: caminhos possíveis na reconfiguração de representações estereotipadas sobre os indígenas brasileiros. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.502

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo