Políticas para a (não) manutenção da língua alemã em Marechal Cândido Rondon
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.486Resumo
Neste trabalho serão abordadas discussões em torno das políticas linguísticas e educacionais que envolvem o ensino e aprendizagem da língua alemã no município de Marechal Cândido Rondon (PR) a partir da implantação do CELEM e do curso universitário de licenciatura de Letras Português/Alemão. A abordagem teórica está amparada na Sociolinguística com atenção voltada a contextos de minorias linguísticas, a partir de análises interpretativistas advindas da Tese de Doutoramento defendida em 2015. Como conclusão, tem-se que, apesar das inciativas supracitadas, para tentativa de manutenção da língua de imigração da comunidade, contatou-se a falta de adequação das propostas para um ensino culturalmente sensível, o que tem ocasionado salas de aulas esvaziadas, evidenciando também que os falantes estão deixando de aprender e ensinar alemão tanto em contextos formais (nos cursos existentes) quanto em contextos informais (em seus lares e na comunidade).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.