DO RITUAL AO GLOBAL: espetacularização das culturas e religiões populares

Autores

  • Ana Paula Santos Horta Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Libertas Faculdades Integradas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.461

Palavras-chave:

espetacularização, festas populares, globalização, rituais

Resumo

As conseqüências da globalização, tais como: desagregação familiar, êxodo rural, consumismo, turismo e espetacularização das festas, entre outras, redefinem hoje o que é cultura popular e nos faz pensar para além da sua produção, mas também na circulação e no consumo de bens simbólicos e materiais a ela atrelados. O presente artigo é uma análise teórica e empírica de algumas festas religiosas e populares brasileiras investigadas a partir da etnografia de Carlos Rodrigues Brandão. A pesquisa em andamento tem sido empreendida em três dimensões: teórica, documental e pesquisa de campo a partir de observação participante. O objetivo é discutir o processo de mundialização/globalização da cultura e identificar elementos de ressignificação, transformação e espetacularização de rituais religiosos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Santos Horta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Libertas Faculdades Integradas

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em História Social também pela USP (2011). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCLAR/UNESP), a pesquisadora busca analisar o fenômeno da espetacularização de rituais em festas populares católicas realizadas em Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na área de História do Brasil e Antropologia Social, tendo atuado principalmente em pesquisas junto a Folias de Reis em Minas Gerais. Docente na Libertas Faculdades Integradas.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cavalhadas de Pirenópolis. Goiânia: Oriente, 1974.

______. O Divino, O Santo e a Senhora. Rio de Janeiro: MinC, FUNART, 1978.

______. Sacerdotes de Viola. Petrópolis: Vozes, 1981.

______. Memória do Sagrado: estudos de religião e ritual. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985b.

______. De tão longe eu venho vindo. Goiânia: Editora UFG, 2004.

______. O saber, o cantar e o viver do povo. São José dos Campos/SP: Coleção Cadernos de Folclore, 2009a.

______. A Clara Cor da Noite Escura. Uberlândia: EDUFU; Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2009b.

BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo. RS. Editora Unisinos, 2003.

CANCLINI, Nestor Garcia. As Culturas Populares no Capitalismo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.

COUTO, Bruno Gontyjo do. Ócio e negócio: festas populares e entretenimento-turismo no Brasil. Caderno CRH, v. 25, n. 66, p. 625-627, 2012.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis. Para uma Sociologia do dilema brasileiro. 4ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

FARIAS, Edson Silva de. Ócio e negócio: festas populares e entretenimento-turismo no Brasil. Curitiba: Editora Appris, 2011.

HORTA, Ana P. S. Os Reis da Canastra: os sentidos da devoção nas folias. Dissertação de Mestrado em História Social. USP, São Paulo: 2011.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Líbero, v. 6, n. 11, 2007.

LÔBO, Tereza Caroline et al. Perfil do turista que frequenta Pirenópolis/Goiás. Revista Plurais-Virtual (ISSN 2238-3751), v. 4, n. 2, p. 117-133, 2015.

MESQUITA, Claudia Cardoso. Deus está no particular. Representações da experiência religiosa em dois documentários brasileiros contemporâneos. São Paulo: USP, 2006. Tese – Programa de Pós-Graduação da USP em 2006.

OZOUF, Mona. A festa sob a Revolução Francesa. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, p. 217-231, 1976.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2007.

PEIRANO, Mariza. (org.). O Dito e o Feito. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia da Política/UFRJ, 2002.

TAMBIAH, Stanley J. Continuidade, integração e horizontes em expansão. Mana, v. 3, n. 2, p. 199-219, 1997.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Horta, A. P. S. (2017). DO RITUAL AO GLOBAL: espetacularização das culturas e religiões populares. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.461

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo