Tumbas cadáveres: a materialidade da memória e a transição do mundo dos vivos ao mundo dos mortos

Autores

  • Amanda Basilio Santos Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.276

Palavras-chave:

Medievo, Iconografia, Tumbas transi, Memória

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa em desenvolvimento no mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP-UFPel) que, através da análise das representações mortuárias do século XV na Inglaterra, conhecidos como tumbas transi, ou tumbas cadáveres, pretende explorar uma nova percepção da experiência representativa da morte, assim como analisar a função memorial destas fontes tumulares e na construção visual da identidade de uma nobreza em crise e uma classe burguesa ascendente. Nesta apresentação iremos focar nos aspectos de fronteiras simbólicas entre a vida e a morte, assim como as dicotomias entre o que se foi e o que de fato se tornará que é construído materialmente através deste fenômeno memorial, sendo que esta apresentação visa ser apenas um referencial introdutório da pesquisa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Basilio Santos, Universidade Federal de Pelotas

Bacharela em História (UFPEL); Especialista em Artes (PPGA-UFPel); Mestranda em História (PPGH-UFPel); Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP-UFPel). Membro do LAPI (Laboratório de Política e Imagem). Bolsista CAPES.

Referências

CANDAU, J. La métamémoire ou la mise en récit du travail de mémoire. Centre Alberto-Benveniste, avril, 2009.

CANDAU, J. Antropologia de la Memória. Buenos Aires: Del Sol, 2002. DRESSLER, R. Gender as Spectacle and Construct: The Gyvernay Effigies at St. Mary's Church, Limington. Different Visions, Nova York, 1, 2008. 1-24.

KING, P. M. Contexts of the Cadaver Tomb in Fifteenth Century England. York: University of York, v. Tese de doutorado, 1987.

NORA, P. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993.

PANOFSKY, E. Tomb Sculpture. Nova York: H. W. Janson, 1964.

PANOFSKY, E. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PAREYSON, L. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

ROCHA, C. Arte: um desafio para Clio. O Olho da História, Salvador, v. 16, julho 2011.

SHILLIAM, N. J. Foreign Influences on and Innovation in English Tomb Sculpture in the First Half of the Sixteenth Century. Tese de Doutorado. Warwick: Warwick University, 1986.

SCHMITT, J.-C. (1999). Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Companhia das Letras.

SOUZA, D. C. Arte Tumular: uma expressão social por meio de signos da morte. Disponível em: <http://www.mackenzie.com.br/fileadmin/Graduacao/CCL/projeto_todasasletras/inicie/DeniseSouza.pdf >. Acessado em 20 de junho de 2016.

WELCH, C. Cadaver Monuments in England. The Courtauld Institute of Art, p. 1-16, Junho 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Santos, A. B. (2016). Tumbas cadáveres: a materialidade da memória e a transição do mundo dos vivos ao mundo dos mortos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(4), 706–714. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.276

Edição

Seção

Dossiê - História, Memória e Identidades