Mapa do turismo consciente: Jaguarão/RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/qq5mv371Palavras-chave:
Gestión Turística. Medio ambiente. Ecoturismo. Centro histórico. JaguarãoResumo
Quando se ouve falar em turismo e meio ambiente, remete-se imediatamente a destinos paradisíacos, mas por trás deste campo temos algo peculiar e abrangente, o mapa do desenvolvimento sustentável. Trata-se de um conjunto de ações que visam permitir a um determinado espaço, funcionalidade, sentido em seu uso, visando uma melhoria do espaço e do seu entorno, buscando um equilíbrio entre a cartografia da cidade, economia, sociedade e meio ambiente em prol da coletividade. A paisagem concretiza a cartografia das relações entre o ser humano e a natureza bem como seu espaço vivido. Ao mesmo tempo em que moradores locais atuam ao longo dessa paisagem, a atividade turística utiliza como atrativo. Por meio deste trabalho, desenvolveu-se um estudo de caso focado na análise ambiental e patrimonial. Com essa investigação será possível perceber a importância da ação do planejamento urbanístico. O presente trabalho propõe ações que transformem o mapa do turismo consciente em um produto turístico. A área de abrangência da compilação do mapa compreende O Caís do Porto, a Praça do Desembarque e a Praça Doutor Alcides Marques, que juntos, compõem um conjunto de atrativos arquitetônicos e culturais. Assim, o objetivo do estudo é analisar as relações possíveis do turismo e meio ambiente na área central do município de Jaguarão/RS, na fronteira entre Brasil e Uruguai, resultando em um roteiro turístico.
Referências
BEI, Coleção entenda e aprenda. Como cuidar do seu meio ambiente. São Paulo, 2002.
BOULLÓN, R.C. Planificación del espacío turístico. 3. Ed. México: Trilhas, 2001.
BRASIL. Ministério do Turismo. Ecoturismo: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. 2. ed. – Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
COMISSÃO Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nos-so Futuro Comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1987.
DOS SANTOS, V. P. Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão – Cadernos Jaguarenses. Volume: 3.
FAQUARSON, M. Ecoturism: a dream diluted. Business Mexico, v.2, n.6, p.8-11, 1992.
FRANCO, Sérgio da Costa. Getúlio Vargas e outros ensaios. Porto Alegre: Editora Ufrgs, 1993.
______ Gente e coisas da Fronteira Sul: ensaios históricos Porto Alegre: Sulina, 2001.
______ Origens de Jaguarão: 1790-1833. 2ª Edição – Porto Alegre: Editora Evangraf Ltda,
GERARDI. L. Ambientes: estudos de Geografia – Lucia Helena de Oliveira Gerardi – organizadora. – Rio Claro : Programa de Pós-graduação em Geografia – UNESP ; Associação de Geografia Teorética – AGETEO, 2003, 252 p. : il.
GUIMARÃES, L. S. X. Projeto de Revitalização da Orla do Rio Jaguarão. 2016. In: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2215. Acessado em: 9 março de 2020.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E NACIONAL (IPHAN). Dossiê de Tombamento do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Jaguarão. Porto Alegre: Ministério da Cultura; IPHAN, 2010.
LINDBERG. K., HAWKINS, D. E. Ecoturismo: Um Guia para Planejamento e Gestão / Kreg Lindberg, Donald E. Hawkins (orgs.); prefácio de David Western; tradução de Leila Cristina de M. Darin; Revisão técnica de Oliver Hillel; 5 ed. – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.
LIZ, de Marcela. PEIXOTO, O. Josias. Compartilhando os bens de Jaguarão: um pouco de nossa história e patrimônio. Exposição Unipampa, 2012.
MACHADO, C. J. de A.. Teatro Esperança de Jaguarão (RS): Memória, História e Patrimonialização: Dissertação apresentada ao programa de pós-Graduação em Memoria Social e Patrimônio Cultural, Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, 2016. In: Https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/files/2016/11/Carlos-José-de-Azevedo-Machado.pdf. Acessado em: 9 março de 2020.
MARTINS, D. R.. A Ocupação do Espaço da Fronteira Brasil-Uruaguay: a Construção da Cidade de Jaguarão/ Universitat Politécnica de Catalunya (Tese de doutorado), 2001.
MATURANA R., Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política / Humberto Maturana; tradução: José Fernando Campos Fortes. - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
MOLINA E., Sergio. Turismo e ecologia / Sergio Molina E.; Bauru, SP: EDUSC, 2001.
NEIMAN, Zysman e RABINOVICI, Andréa. Turismo e meio ambiente no Brasil / (Orgs). – Barueri, SP: Manole, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariza Cezira Campagner, Marilú Angela Campagner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.