Valorização: extensão e pesquisa em comunidades tradicionais pesqueiras da Lagoa dos Patos/RS
extension and Research in Traditional Fishing Communities of Lagoa dos Patos/RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/455yh309Palavras-chave:
Cartografia social, comunidades tradicionais, extensão, pesca artesanalResumo
A pesca artesanal tem ganhado atenção crescente nos estudos geográficos nos últimos anos, impulsionada pela busca por reconhecimento das comunidades pesqueiras enquanto tradicionais. Essas comunidades desenvolvem-se sobre modos de vida tradicionais, em que reelaboram saberes e práticas específicas que demonstram uma relação mais sustentável com o meio ambiente, conforme preconiza as orientações Nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT 169), e o decreto 6.040 (Brasil, 2007), conferindo-lhes características únicas. Este artigo busca promover reflexões teórico-metodológicas a partir do desenvolvimento do projeto de extensão e pesquisa que envolve as comunidades tradicionais pesqueiras da Lagoa dos Patos. As atividades de extensão incluíram mobilização das comunidades, a realização de oficinas comunitárias e trabalhos de campo, resultando em um conjunto dados e informações, incluindo falas dos pescadores e pescadoras e de escrevivências — registros que combinam vivências pessoais e culturais — e na construção de cartografias sociais do território, elaboradas coletivamente pelos participantes. No artigo, apresentamos a fundamentação teórico-metodológica que orientou o trabalho extensionista, bem como uma avaliação da contribuição das escolhas conceituais e metodológicas, a partir de exemplos concretos das oficinas realizadas.
Referências
ACSELRAD, H. COLI, L. R. Disputas cartográficas e disputas territoriais. In: ACSELRAD, H. (org). Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2008, p. 13-44.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação da pesquisa. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. (orgs): Pesquisa participante: a partilha do saber. São Paulo: Idéias e Letras, 2006.
BRASIL. Decreto n° 143, de 20 de junho de 2002. Aprova o texto da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre os povos indígenas e tribais em países independentes. Brasília: Presidência da República, 2002. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decleg/2002/decretolegislativo-143-20-junho-2002-458771-exposicaodemotivos-143060-pl.html. Acesso em: 30 out. 2024.
BRASIL. Lei n° 6.040/2007, de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 8 fev. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm Acesso em: 10 out. 2017.
COSTA, Rubilaine Borges da. Escrevendo e escrevivendo com as mulheres da pesca na Ilha da Torotama. Mares: Revista de Geografia e Etnociências, v. 5, n. 1, p. 65-72, 15 fev. 2024.
DA SILVA, Wagner Pires. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020.
DE PAULA, Cristiano Quaresma. Geografias da Pesca Artesanal Brasileira. Porto Alegre: Compasso Lugar-Cultura, 2023
DIEGUES, Antônio Carlos. A pesca construindo sociedades: leituras em antropologia marítima e pesqueira. NUPAUB-USP, 2004.
DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec: Nupaub-USP/CEC, 2008.
DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós ‐ Reflexões sobre as obras de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.
PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5–23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930. Acesso em: 31 out. 2024.
RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. A extensão universitária como indicativo de responsabilidade social. Revista Diálogos, v. 15, n. 1, p. 81-88, 2011.
HEIDRICH, Álvaro L. Método e metodologias nas pesquisas das geografias com cultura e sociedade. In: HEIDRICH, A. L. ; PIRES, C. L. Z. (org.). Abordagens e práticas da pesquisa em geografia e saberes sobre espaço e cultura. Porto Alegre: Letra 1, 2016. p. 15-33.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabricio Paula de Souza, Rubilaine Borges da Costa, Juliane da Costa Teixeira, Julia Leandro Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.