Cultura popular e modernidade em Josefina Plá

Autores

  • Andre Rezende Benatti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2114

Palavras-chave:

Modernidade; Cultura Popular; Josefina Plá; Ñanduti; Trama.

Resumo

Neste artigo buscamos nos acercar da interessante trama artística de Josefina Plá. Considerando a amplitude da obra de Plá, que perpassa os diversos gêneros da escrita e também se desenvolve nas artes plásticas, decidimos nos centrar em sua obra ensaística, na qual a artista revela grande parte de suas tramas sobre o fazer artístico que emprega em suas obras tanto literárias quanto plásticas. Os fios que compõem o tecido da obra de Josefina Plá passam pelo viés da cultura popular e da modernidade: fios condutores de uma trama artística criada no coração da América Latina. As articulações da modernidade e da cultura popular na obra de Josefina Plá nos parecem um assunto central para indagar a contribuição da autora à cultura latino-americana. Em sua obra ficcional, ensaística e plástica mescla motivos e expressões da cultura popular com formas e técnicas da cultura erudita, concedendo novos olhares à cultura popular, nos quais esta não deve ser vista de modo depreciativo, como se tivesse menos valor que a cultura erudita. Ao analisarmos o ensaio Ñanduti: encrucijada de dos mundos percebemos que Josefina Plá explora de diversas maneiras a dualidade presente no ñanduti. A modernidade se baseia na própria dualidade do homem para se realizar. É impossível pensar na América Latina enquanto única, ela mais do que outra coisa é uma sucessão de dualidades, é, retomando o conceito de García Caclini, híbrida. Um lugar que se construiu por um processo hibridação de várias culturas. Tanto a cultura dos povos autóctones quanto a do colonizador europeu e a do escravo africano. O ñanduti se construiu no Paraguai enquanto um também híbrido. De origem espanhola foi no Paraguai, e por meio deste local, que se desenvolveu, absorveu sua cultura, entrelaçou-se com suas mulheres, faz parte de seu espírito. Símbolo do país. O híbrido ñanduti é um dos fios que constroem a trama que resulta no tecido denso e heterogêneo que é a América Latina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andre Rezende Benatti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. andre_benatti29@hotmail.com; andrebenatti@uems.br

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAREIRO SAGUIER, Rubén. Encuentro de culturas. In. FERNÁNDEZ MORENO, César. América latina en su literatura. Ciudad de Mexico: Siglo Veintiuno Editores, 1979, p. 21-40.

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1991.

ESCOBAR, Ticio. El mito del arte y el mito del pueblo: cuestiones sobre arte popular. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ariel, 2014.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas hibridas: estrategias para entrar e sair da modernidade. Tradução: Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. 4ªed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Hibridación. In.: ALTAMIRANO, Carlos. Términos críticos de la sociología de la cultura. 1ª ed. Buenos Aires: Piadós, 2002, p. 123-126.

MATEO DEL PINO, Ángeles. El componente mítico y su función simbólica en la poesía erótica de Josefina Plá. 1994. Tese (Doutorado em Filología Hispânica) Universidad de Las Palmas: Gran Canaria, 1994.

MENDONÇA, Suely Aparecida de Souza. A representação da mulher paraguaia em contos de Josefina Plá. 2011. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Letras, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103646

PLÁ, Josefina. La Pierna de Severina. In.: PLÁ, Josefina. Cuentos Completos I. Edición de Miguel Ánfel Fernández. Asunción: Servilivro, 2014, p.187-196.

PLÁ, Josefina. Las artesanías en el Paraguay. Asunción: El Lector, 1998.

PLÁ, Josefina. Ñanduti: encrucijada de dos mundos. In: PLÁ, Josefina. Obras completas. Edición de Miguel Ángel Fernández. Asunción: RP Ediciones, 1991. v. 1. p. 59-73.

PIZARRO, Ana (org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. Campinas: UNICAMP, 1994.

REIS, Lívia Maria de Freitas. Transculturação e transculturação narrativa. In.: FIGUEIREDO, Eurídice (org.). Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

Downloads

Publicado

2022-04-15

Como Citar

Benatti, A. R. (2022). Cultura popular e modernidade em Josefina Plá. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 8(1). https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2114

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo