O movimento sociocultural judaico de Santa Maria no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i3.1960Palavras-chave:
Colônia Philippson, Comunidade Judaica, Sinagoga Yitzhak RabinResumo
A cidade de Santa Maria historicamente foi marcada pela influência de uma comunidade judaica forte e rica culturalmente. Propõe-se neste trabalho, discorrer a respeito de situações que ensejaram o florescimento da comunidade no seio de Santa Maria, situada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Num primeiro plano, enfoca-se na vinda de judeus para o assentamento agrícola chamado de Colônia Philippson, para depois relatar a migração para a zona urbana e o desenvolvimento do comércio judeu em Santa Maria. Ainda, explanase o resultado paisagístico judeu na cidade, ao se analisar questões concernentes à Sinagoga Yitzhak Rabin. Objetiva-se ainda estipular que essa comunidade é representada pela Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria, caracterizando-se assim a comunidade judaica na região, não somente pelo viés religioso, mas também por se enquadrar como um movimento sociocultural.
Referências
Cemitério da primeira comunidade judaica no Brasil foi restaurado, 2016. Disponível em: http://www.jornalja.com.br/cemiterio-da-primeira-comunidade-judaica-no-brasil-foirestaurado/. Acesso em: 10 de dez. de 2019.
FLINT, Guila. 21 anos após o assassinato de Rabin, apenas minoria segue seu legado em Israel, 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37843377. Acesso em: 26 de mar. de 2021.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG,
HEUFEEL, Evelyne. Philippson: uma colônia judaica singular? WebMosaica Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall v.4 n.2 (jul-dez), 2012. Disponível em: www.seer.ufrgs.br. Acesso em: 26 de nov. de 2019.
RITZEL, Ricardo Agne. Fazenda Phillipson – Os 110 anos da imigração judaica em Santa Maria, 2014. Disponível em: https://www.apusm.com.br/2014/09/fazenda-phillipson-os-114-anos-da-imigracao-judaica-em-santa-maria/. Acesso em 02 de dez. de 2019.
SANTOS, Maria Medianeira dos. A territorialidade judaica em Santa Maria/RS: uma contribuição à geografia. Dissertação de Mestrado em Geografia, UFSM, 2009. Disponível: www.ufsm.br. Acesso em: 13 de nov. de 2019.
Sinagoga Yitzhak Rabin, páginas da rede social Facebook. Disponível: https://www.facebook.com/pages/Sinagoga-Yitzhak-Rabin. Acesso em: 02 de dez. de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcos Antunes Kopstein

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.