Discursos visuais que o grafite revela na/da cultura contemporânea

Autores

  • Maria Regiane Barrozo Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • José Serafim Betoloto
  • Muryllo Rhafael Lorensoni
  • Sívia Mara Davies

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1801

Palavras-chave:

Estudos em cultura, Artes, Ciências Humanas

Resumo

Este texto objetiva levantar uma discussão acerca do caráter de significação de aspectos vinculados a visualidades na arte do grafite e subjetivações socioculturais. Especialmente nas duas primeiras décadas do atual século, constatar o grafite em diferentes cidades do mundo chama atenção pelo significado presente em sua ação que dialoga entre o popular e o erudito quando este ganha o espaço de galerias e salões de artes. Tal reconhecimento e diálogo antes negados ao grafite é contextualizado nessa oportunidade como referência de análise social e experiência cultural vividas pela contemporaneidade, utilizando para isso, paradigmas da imagem existentes no grafite e que caracterizam aspectos de uma realidade cultural. O que essa técnica pode revelar sobre a contemporaneidade e em que medida sua existência reterritorializada pode descrever um discurso sobre a sociedade e a cultura contemporâneas é o objetivo desse momento. A experiência estética que a apreciação do grafite proporciona é uma permissão para continuar em uma rotina diária sem paradas e tempo para fruições do belo e do gosto, porque ela acontece por onde se passa e se renova atualizando informações e comunicações de acordo com a experiência individual sensível de vida, para sua recepção instantânea.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Regiane Barrozo, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Pós-graduada em MBA - História da Arte, e História e Cultura no Brasil pela Universidade Estácio de Sá/UNESA. Mestre em Música (Música-Cultura-Sociedade) pela Universidade Federal de Goiás/UFG. Doutoranda no PPG da Universidade Federal de Mato Grosso em Estudos de Cultura Contemporânea/Faculdade de Comunicação e Artes/UFMT-ECCO-FCA.

Downloads

Publicado

2021-04-30 — Atualizado em 2021-04-30

Como Citar

Barrozo, M. R., Betoloto, J. S., Lorensoni, M. R., & Davies, S. M. (2021). Discursos visuais que o grafite revela na/da cultura contemporânea. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(6). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1801

Edição

Seção

I - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.