Quebrando Urnas: as formas de silenciamento e apagamento da cultura material e memória utilizadas pelos invasores europeus na Manaus colonial (séc.XVII-XIX)

Autores

  • Samuel Lucena de Medeiros Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)
  • Tatiana de Lima Pedrosa Santos Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1654

Palavras-chave:

História, Interdisciplinaridade, Arqueologia, Amazônia,

Resumo

A colonização empreendida na Amazônia portuguesa pode ser aqui entendida como um processo multifacetado, onde surgem discussões sobre as imposições de poder e cultura, ao mesmo tempo em que havia uma preocupação em ocupar territórios e os proteger contra invasões de outros europeus. A Coroa portuguesa e a Igreja Católica tomam parte na colonização, assim como os próprios habitantes dos povoados portugueses, que veem no indígena uma fonte fácil de lucro, exploração do trabalho e expurgo. Vê-se a violência como uma forma de oprimir, mas também de reafirmar uma pretendida soberania do branco. É também nas convivências do período colonial na Amazônia, em especial no Lugar da Barra, futura cidade de Manaus, onde se constrói um campo de lutas e tensões entre os colonizadores e os nativos, cada um com seus meios de lidar com o conflito, amenizá-lo ou intensificá-lo. Neste trabalho, através do entrecruzamento de dados históricos e arqueológicos, o silenciamento da memória e o apagamento da cultura material são entendidos como formas de afetar diretamente a identidade e cultura dos povos indígenas no período, inserido na colônia portuguesa, entre os séculos XVII e XIX.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel Lucena de Medeiros, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)

Mestrando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (PPGICH/UEA); Bolsista da CAPES. Bacharel em Arqueologia pela UEA. Pesquisador no grupo de pesquisa do CNPq – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônica – NIPAAM, da Universidade do Estado do Amazonas. Pesquisador no projeto pelo CNPq – Chamada Universal (Interdisciplinar) – triênio 2017-2019. Também pesquisador em Arqueologia Histórica e Arqueologia Amazônica. Pesquisador do Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza (SEC/AM).

Tatiana de Lima Pedrosa Santos, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) / Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH)

Doutora em História; Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas – UEA / Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza

Referências

COSTA, Graciete Guerra. Fortificações na Amazônia. Navigator – Subsídios para a História Marítima do Brasil. V.10, Nº20, 2014, p.109-118. Disponível em: http://www.revistanavigator.com.br/navig20/art/N20_art3.pdf. Acesso em: 18 de abril de 2018. (Artigo em periódico)

CRUZ E SOUZA, D. da (Org.). Album da cidade de Manaus – 1848-1948. [S.I.: s.n.], 1948. (Obra Completa)

FERREIRA, Alexandre Rodrigues. Viagem filosófica ao rio Negro. Belém: MPEG/CNPq, 1983. (Obra Completa)

GARCIA, Etelvina. Manaus, referências da História. 2ª ed. rev. Manaus: Norma Editora, 2005. (Obra Completa)

______. O Amazonas em três momentos: Colônia, Império e República. 2ª ed. Manaus: Norma Editora, 2010. (Obra Completa)

GUERREIRO, Ketiane. Estratégias da colonização portuguesa na Amazônia. Examãpaku – Revista da UFRR, 2013, 12p. Disponível em: https://revista.ufrr.br/examapaku/article/download/1463/1057. Acesso em: 18 de abril de 2018. (Artigo em periódico)

LA CONDAMINE, Charles-Marie de. Viagem na América Meridional descendo o rio das Amazonas. Brasília: Senado Federal, 2000. (Coleção O Brasil Visto por Estrangeiros; Obra Completa).

LE GOFF, Jacques. Memória. In: ROMANO, R. (Dir.). Enciclopédia Einaudi. Vol.1 – Memória-História. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984. (Capítulo de livro)

MAGALHÃES, Allan Carlos Moreira. O Patrimônio Cultural e reencontro no passado com o presente nos achados arqueológicos sob a Praça D. Pedro II e o Paço Municipal em Manaus. II Encontro Internacional de Direitos Culturais, 2013, 14p. Disponível em: www.direitosculturais.com.br/download.php?id=48. Acesso em: 18 de abril de 2018. (Trabalho em Anais)

MESQUITA, Otoni Moreira de. Manaus: história e arquitetura (1852-1910). 3ª ed. Manaus: Valer, 2006. (Obra Completa)

MONTEIRO, Mário Ypiranga. A Capitania de São José do Rio Negro – Antecedentes históricos e fundação. 3ª ed. ilustrada. Manaus: Editora Valer, 2000. (Obra Completa)

PONTES FILHO, Raimundo Pereira. Estudos de História do Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2000. (Obra Completa)

REIS, Arthur Cezar Ferreira. Súmula de História do Amazonas. 3ª ed. Manaus: Editora Valer / Governo do Estado do Amazonas, 2001. (Obra Completa)

SAHLINS, Marshall. O “pessimismo sentimental” e a experiência etnográfica: por que a cultura não é um “objeto” em vias de extinção (parte I). Mana, 3 (1), 1997, p.45-49. (Artigo em periódico)

SAMPAIO, Patrícia Melo. Espelhos Partidos: etnia, legislação e desigualdade na Colônia. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2012. (Obra Completa)

SCHWEBEL, João André. Collecçam dos Prospectos das Aldeias, e Lugares mais notaveis que se acham em o Mapa que tiraram os Engenheiros de Expedicam, principiando da Cidade do Pará the a Aldeia de Marina no Rio-negro, onde se acha o Arrayal, alem dos prospectos de outras tres ultimas Aldeias chamadas Camarâ, Bararuâ, Dari; Situadas no mesmo Rio. [S.I.: s.n.], 1756. (Obra Completa)

SPIX, Johann B. von; MARTIUS, Karl F. P. von. Viagem pelo Brasil (1817-1820). Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, v.3, 1981. (Obra Completa)

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

Medeiros, S. L. de, & Santos, T. de L. P. (2019). Quebrando Urnas: as formas de silenciamento e apagamento da cultura material e memória utilizadas pelos invasores europeus na Manaus colonial (séc.XVII-XIX). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1654

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura