Uma análise sobre o público frequentador de museus e centros culturais: estudo de caso a partir do Centro Cultural Justiça Federal

Autores

  • Julyana Maia Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1521

Palavras-chave:

Cultura, Democratização, Espaço Público, Museu

Resumo

O presente artigo busca averiguar o quantitativo de público de museus e centros culturais, a fim de realizar uma análise de seus consumidores. Pretende-se expor os motivos pelos quais essas instituições atingem apenas a um determinado grupo social, não sendo distribuída espacialmente de forma equânime, sendo visível a maneira desigual da distribuição de equipamentos culturais pela cidade do Rio de Janeiro. O meu interesse por esse tema de pesquisa é demonstrar, através do entrecruzamento entre a fundamentação teórica e dos dados obtidos na pesquisa de campo, a necessidade da democratização do acesso a bens culturais, principalmente públicos. Para tanto, tomarei como objeto de estudo o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), instalado em um edifício histórico, de arquitetura imponente, na região central do Rio de Janeiro, atraindo olhares e o turismo para a instituição.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julyana Maia Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Bacharel em Produção Cultural; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ; Nilópolis, Rio de Janeiro, Brasil

Referências

COELHO, João. O Centro Cultural Justiça Federal: Estudo sobre sua implantação. 2002. 63 f. Monografia (Bacharelado em Produção Cultural)- Universidade Federal Fluminense, Niterói - RJ, 2002.

FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; VIDAL, Diana Gonçalves (Org.). Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. 2. ed. [S.l.]: Traço Fino, 2013. 250 p.

GUIMARAENS, Cêça; IWATA, Nara. A importância dos museus e centros culturais na recuperação de centros urbanos. 2001. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.013/881>. Acesso em: 12 jun. 2018.

KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda; CAZELLI, Sibele; DE LIMA, José Matias. Museus e Seus Visitantes: Relatório de Pesquisa Perfil-Opinião 2005. 2005. ed. Brasília - Rio de Janeiro: [s.n.], 2008. 67 p.

PEREIRA, Ana Carolina Araújo; LIMA, Erlon de Paula. Acessibilidade em Imóveis Tombados. Publicação da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – Ano 1 - nº 3 – Análise Crítica de Anteprojeto de Código Brasileiro de Processos Coletivos. Dezembro de 2005 /Janeiro de 2006.

WILDER, Gabriela Suzana. Inclusão Social e Cultural: Arte Contemporânea e Educação em Museus. São Paulo: UNESP, 2009. 165 p.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Corrêa, J. M. (2019). Uma análise sobre o público frequentador de museus e centros culturais: estudo de caso a partir do Centro Cultural Justiça Federal. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1521

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura