Programa de Iniciação à Docência: Atenção ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade com alunos do segundo ano da Escola EMEF General Antônio de Sampaio no município de Jaguarão/RS
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.135Palavras-chave:
desenvolvimento, aprendizagem, déficit de atenção, hiperatividade, Educação Especial e EJA (Educação de jovens e adultos).Resumo
Este trabalho situa-se no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, financiado pela CAPES. Pertence ao Subprojeto Pedagogia e é definido como área temática, Modalidades de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nossa equipe atua com uma turma de segundo ano do ensino fundamental na Escola EMEF General Antônio de Sampaio e nosso recorte está delimitado na atenção ao desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, através de observações identificamos alguns alunos com traços de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, passamos então ao planejamento e desenvolvimento de ações em caráter preventivo a consequências deste transtorno. Podemos indicar que o movimento de planejamento e busca de formação sobre o tema tem revelado mudanças tanto da maneira como o ensino era ministrado, quanto da compreensão dos envolvidos sobre a necessidade da investigação da prática.
.
Palavras-chave: desenvolvimento, aprendizagem, déficit de atenção, hiperatividade, Educação Especial e EJA (Educação de jovens e adultos).
Referências
CARR, Wilfred.; KEMMIS, Stephen. Teoría crítica de la enseñanza: La investigación-acción en la formación del professorado. Barcelona: Ediciones Martínez Roca S.A, 1988.
BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013 – Aprova as normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em abril de 2013.
PEREIRA, Júlio. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 68, p. 109-125, Dec. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 jun. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.