Conexões Culturais indexada no DOAJ

2016-02-13

O DOAJ indexa periódicos internacionalmente, gerando acesso livre e visibilidade para periódicos de áreas diversas do conhecimento. Além de publicitar a revista, democratiza o acesso à produção científica por pesquisadores e interessados no mundo inteiro.

As revistas e periódicos que são indexados na DOAJ podem ser acessados por cerca de 7 milhões de pessoas mensalmente. Esta á uma excelente oportunidades para pesquisadores que contribuem com a Conexões Culturais de serem lidos por mais pessoas de todo o mundo.

Os artigos da revista poderão ser vistos através deste link: https://doaj.org/toc/2447-018X.

O DOAJ tem o objetivo de aumentar a visibilidade e facilitar o acesso às revistas científicas e acadêmicas abertas (que não cobram taxas de consulta e/ou publicação). Nesse sentido, promove mais acesso, utilização e abrangência da produção científica ao redor do mundo.

Esse diretório funciona como uma plataforma ou coletânea de revistas científicas que organiza e coloca artigos em display para ampla consulta e acesso. Para que uma revista seja aceita no DOAJ é necessário: controle de qualidade dos trabalhos publicados, apresentar corpo editorial constituído, ter ISSN (International Standard Serial Number) e aderir às politicas de acesso livre em open access. O modelo open access permite que usuários leiam, consultem e baixem artigos sem custos, salvaguardando os direitos autorais.

O esforço conjunto entre DOAJ e os periódicos científicos ajuda na democratização da produção científica, no intercâmbio de conhecimento, no acesso livre e no resguardo dos direitos autorais.

De acordo com o DOAJ, os benefícios diretos da indexação são:

- 900 mil page views por mês mundialmente.

- sistemas de busca de diversos sites e grupos usam os dados do DOAJ para fornecer conteúdo aos seus usuários.

- 95% dos periódicos inscritos no DOAJ testemunham a importância do diretório na visibilidade de suas instituições.

- DOAJ é sempre referenciado e citado pela qualidade e oferta de acesso de periódicos por pesquisadores.