Augusto Roa Bastos e a representação do ex-cêntrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.866

Palavras-chave:

Literatura latino-americana, Augusto Roa Bastos, Excêntrico, Epistemologias marginais

Resumo

É legítima a apresentação do escritor paraguaio Augusto Roa Bastos (1917-2005), uma vez que se trata de um escritor que em sua produção literária e em sua participação político-cidadã abrange os temas priorizados pela proposta, a saber: “biogeografias”, “crítica biográfica fronteiriça”, “discursos indígenas” e “literaturas de fronteira”, estéticas periféricas, epistemologias marginais, produções de conhecimentos a partir de conhecimentos etc., mas delimitando, nesta apresentação a tônica recai sobre o tema das epistemologias marginais e se seguirá pelo viés do escritor de um país marginalizado em função de sua condição colonial e a representação de personagens da margem em seu discurso literário. Serão citados exemplos de sua obra ficcional e também seus conceitos como crítico e agente político de seu país. Para tratar da questão periférica ou marginal será utilizado o conceito do excêntrico cunhado por Linda Hutcheon em Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Damaris Pereira Santana Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Letras - Literatura

Referências

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

PACHECO, Carlos. Introducción, cronología y biografía. In: ROA BASTOS. Yo el Supremo. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1986b.

ROA BASTOS, Augusto. Hijo de hombre. Buenos Aires: Losada, 1971.

______. La narrativa paraguaya en el contexto de la narrativa hispanoamericana actual. In: SOSNOWSKI, Saúl. Augusto Roa Bastos y la producción cultural americana. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 1986 a.

______. Yo el Supremo. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1986 b.

______. El Fiscal. Buenos Aires: Sudamericana, 1993.

SAID, Edward. Representações do intelectual. Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

Downloads

Publicado

2018-03-05

Como Citar

Lima, D. P. S. (2018). Augusto Roa Bastos e a representação do ex-cêntrico. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.866

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo