Desenvolvimento Regional e MERCOSUL nas Cidades de Fronteira: aspectos sobre o conceito de desenvolvimento nas cidades de Jaguarão (BR) e Rio Branco (UY)

Autores

  • Fabrizio Moraes Fernández Grupo de Pesquisa Democracia e Política Públicas DPOP - UFPel
  • Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha Grupo de Pesquisa Democracia e Política Públicas DPOP - UFPel
  • Romério Jair Kunrath Grupo de Pesquisa Democracia e Política Públicas DPOP - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.849

Palavras-chave:

Capital Social, Cultura Cívica Horizontal, Desenvolvimento Regional, Fronteira, MERCOSUL.

Resumo

A presente estrutura econômica na América Latina faz com que um resgate histórico dos atores sociais que formam a zona de fronteira Brasil e Uruguai venha a contextualizar o desenvolvimento econômico e social das cidades analisadas nesse estudo. A sociedade representada pelas associações comerciais dos dois países; os consulados do Brasil e do Uruguai, respectivamente citados através da Comissão do MERCOSUL da ALRS. Neste contexto de conjuntura internacional surge a globalização através de blocos econômicos que aproximam cidades delimitadas por uma linha divisória e aproximadas por interesses econômicos, ou blocos econômicos como a União Europeia (UE) e MERCOSUL. As semelhanças e diferenças entre os mesmos são perceptíveis por parte dos seus agentes, habitantes, interesses e realidades. Assim, o contexto regional nas cidades de Jaguarão e Rio Branco é construído sobre a dinâmica de desenvolvimento econômico como uma das formas de integração, pois o que é transferido para os habitantes dessas regiões são as linhas imaginárias e divisórias. Dois países que hoje fazem parte de um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai (membros efetivos) e que vislumbram um crescimento internacional com foco no desenvolvimento regional no qual está inserida a zona de fronteira. Desse modo, a fronteira na contemporaneidade é vista como uma forma de transcender estas linhas imaginárias. Pontes e marcos históricos não mais separam, pelo contrário,  unem cidades que se transformam em uma estrutura diferenciada, formando uma identidade única nessas áreas que se apresentam como formas de integração no bloco chamado Mercado Comum do Sul – MERCOSUL.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABADIE, W. R. (org.); BRUSCHERA, O.; MELOGNO, T. La Banda Oriental: pradera, frontera, puerto. Montevideo: Ediciones de La Banda Oriental,1965.

AMARAL FILHO, J. Desenvolvimento regional endógeno: (re) construção de um conceito, reformulação das estratégias. Revista Econômica do Nordeste, 1999.

ANTUNES, R. (org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Bomtempo, 2006.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS (Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais). Mercosul e o conhecimento: os desafios da integração. Porto Alegre: CMAI, 2004.

BARQUERO, A. V.. Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: FEE, 2001.

BARRAN, J. P. (org.); NAHUM, B. História rural del Uruguay moderno. Montevideo: Ediciones de La Banda Oriental, 1973.

BAUMAN, Z. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1999.

BAUZÁ, F. História de la dominación española en el Uruguay. Tomo I. Montevideo: Biblioteca Artigas, 1965.

CORRÊA, G. C. P. Fronteiras como zonas estratégicas para integração regional: a cooperação entre São Borja (BR) e Santo Tomé (AR). 2008. 223f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Pelotas.

CORREA, S. M. de S. (Org.). Capital social e desenvolvimento regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.

FRONTEIRAS E ESPAÇO GLOBAL. III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS FRONTEIRIÇOS,1998. Santana do Livramento – BR e Rivera – UY. Porto Alegre: AGD, 1998, 109p.

GUEROT, U. A situação da integração européia: entre a reforma institucional e a ampliação rumo â Europa Central e Oriental. In: Cadernos Adenauer II, nº2, União Européia: transtornos e alcance da integração regional. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2001.

GUTFREIND, I. A historiografia Rio-Grandense. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1992.

HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2004.

HEIDRICH, A. L. et al (Org.). A emergência da multiterritorialidade – a ressignificação da relação do humano com o espaço. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2008.

LEHNEM, A. C. et al. O espaço fronteira Brasil-Uruguai. In: Temas da

integração latino americana. Petrópolis: Vozes, 1990.

MARTINS, A. R. Fronteiras e nações. São Paulo: Contexto, 1992.

OLIVEIRA, G.B.; LIMA, J.E.S. Elementos endógenos do desenvolvimento regional: considerações sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento regional. Revista FAE, Curitiba, v.6, n.2, p.29-37, maio/dez. 2003.

PADRÓS, E. S. Fronteiras e integração fronteiriça: elementos para uma abordagem conceitual. Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, v.17,n.1/2, 1994.

Portal da Associação Latiano-Americana de Integração (ALADI) . Disponível em: http://www.aladi.org/sitioAladi/quienesSomosP.html. Acesso em: 28/11/2017.

Portal da Avaliação formativa de meio termo do projeto de fortalecimento de capacidades para o desenvolvimento humano local (UNDP). Disponível em: http://erc.undp.org/evaluationadmin/downloaddocument.html?docid=4452. Acesso em: 21 de setembro. 2017.

Portal da Comissão Mista Permamente do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ALRS. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/legislativo/Comissoes/Agenda/tabid/491/IdComissao/10/vw/ag/Default.aspx. Acesso em: 03/12/2017

Portal do Ministério do Planejamento Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN). Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planejamento-e-investimentos/integracao-sul-americana/cosiplan-conselho-sul-americano-de-infraestrutura-e-planejamento. Acesso em: 28/11/2017.

Portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades@: Jaguarão. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acessado em: 22 de setembro de 2017.

Portal do Instituto de Pesquisa Aplicada em Desenvolvimento Econômico Sustentável (IPADES). Desenvolvimento regional e local. Disponível em: http://www.ipades.com.br/desenvolvimento-regional-ipades.php. Acessado em: 21 de setembro de 2017.

Portal da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Disponível em: http://www.iirsa.org/. Acesso em: 03/12/2017.

Portal do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Disponível em: Página do MERCOSUL. http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul. Acesso em: 23/10/2017.

Portal da Página do Gaúcho. Os pica-paus que moravam na fronteira. Disponível em:

http://www.paginadogaucho.com.br/hist/jaguar.html. Acesso em: 25 de setembro de 2017.

Portal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. 2003. Disponível em:

http://www.pnud.org.br/atlas/. Acesso em: 20 abril de 2017.

Portal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diagnóstico local de saúde de Jaguarão 2007. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Diagnostico_Local_Jaguarao-RS.pdf. Acesso em: 21 de março de 2017.

Portal da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Disponível em: http://unctad.org/en/pages/PublicationWebflyer.aspx?publicationid=1916. Acesso em 03/12/2017.

POCHMANN, M. Reestruturação produtiva: perspectivas desenvolvimento local com inclusão social. Petrópolis: Vozes, 2004.

PRADO, M. L. M. Crescimento econômico, apropriação da renda e desenvolvimento humano nos municípios do Rio Grande do Sul entre 1990 e 2000. 2006. 138f. Dissertação (Mestrado). Faculadade de administração, contabilidade e economia – FACE. Mestrado em economia do desenvolvimento crescimento. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

RAMALHO, J.P. Arrochellas; M.H. (Org.). Desenvolvimento, subsistência e trabalho informal no Brasil. São Paulo: Cortez, 2004.

REIS, B. P.W. Capital social e confiança: questões de teoria e método. Revista sociologia e política. Curitiba, nº 21, p. 35-49, 2003.

RIELD, M. & VOGT, O. P. (2003). Associativismo e Desenvolvimento: considerações sobre a existência de capital social. In: CORREA, Silvio Marcus de Souza (Org.). Capital social e desenvolvimento regional. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003.

RIAL, J. SEITENFUS, R. A.S (Org.). In: Bacia do Prata: desenvolvimento e relações internacionais.UFRGS. Centro Brasileiro de Documentação e Estudos da Bacia do Prata – CEDEP. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1987.

SANTOS, T. dos. Economia mundial, integração regional e desenvolvimento sustentável. 4ª ed.Petróplis: Vozes, 1990.

SCHAPOSNIK, E. C. As teorias da integração e o MERCOSUL: estratégias. Florianólpolis: DAUFSC, 1997.

SCHULZ, R. (or.). Ensaios de Sociologia e Política. Pelotas: Ed. UFPel, 2010.

SCHUMPETER, J. A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.

SEITENFUS, R. A. S (Org.). Bacia do Prata: desenvolvimento e relações internacionais.UFRGS. Centro Brasileiro de Documentação e Estudos da Bacia do Prata – CEDEP. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1987.

SEITENFUS, V. M. (Org.); BONI, L. A. de. Temas de integração latino-americana. Porto Alegre: Vozes, 1990.

THEODORO, M. As características do mercado de trabalho e as origens da informalidade no Brasil. In: RAMALHO, J.P. & ARROCHELLAS, M.H. (Org.) Desenvolvimento, subsistência e trabalho informal no Brasil. São Paulo, Cortez, 2004.

VAZ, A. C. Cooperação, integração e processo negociador: a construção do MERCOSUL. Brasília: IBRI, 2002.

WALLERSTEIN, N. & BERNSTEIN, E. Introducction to community empowerment, participation, education, end health. Health Education Quarterly: Special Issue, 1994.

ZEPPERNIK, R. O Euro: experiências e perspectivas de integração. In: CADERNOS ADENAUER II, nº2, União Européia: transtornos e alcance da integração regional. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2001.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Fernández, F. M., Chaves da Cunha, P. R., & Kunrath, R. J. (2018). Desenvolvimento Regional e MERCOSUL nas Cidades de Fronteira: aspectos sobre o conceito de desenvolvimento nas cidades de Jaguarão (BR) e Rio Branco (UY). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.849

Edição

Seção

Dossiê: CULTURA, FRONTEIRA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS