RELATOS DE EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.799Mots-clés :
Ciências humanas, Educação ambiental, Educação de jovens e adultos, Educação patrimonial, Educação popular.Résumé
O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido com base no projeto de extensão “Manutenção e desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social na Educação de Jovens e Adultos - Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA do Brasil)" na UNIPAMPA do Campus Jaguarão/RS, que mantém três frentes de ações: a alfabetização popular, a formação inicial e continuada de educadores para a EJA assim como a manutenção do site fórum EJA-RS. O objetivo geral do trabalho é relatar as experiências com o projeto. É um estudo de caráter exploratório, pois existem poucos estudos ainda feitos na área. Para o estudo foram aplicados questionários de perfil socioeconômico, a realização de um mapeamento dos conflitos socioambientais da comunidade próxima à universidade federal do pampa onde residem os educandos do projeto. Nossa abordagem teórica é a Freireana para o estabelecimento do contexto didático educacional e do universo vocabular na aprendizagem dos educandos sintonizados aos temas da realidade deles. Dentro deste contexto criamos com os alfabetizandos algumas atividades reflexivas com a problematização de conflitos da comunidade onde muitos deles moram, por meios da apresentação de fotos e imagens, através das quais foram evidenciadas a relação com o Patrimônio Ambiental, Cultural e Arquitetônico. As práticas alfabetizadoras são desenvolvidas duas vezes na semana por acadêmicos dos cursos de graduação ligados a diferentes programas da universidade federal do pampa.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.