Avaliação no ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.785Mots-clés :
avaliação, aprendizagem, ensino fundamentalRésumé
A avaliação pode ser considerada como ponto fundamental no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo-nos elencar subsídios para que os docentes direcionem sua prática, as escolas reestruturem seus projetos pedagógicos, os sistemas de ensino definam políticas públicas para que se invista na educação para o sucesso. Faz-se necessária uma avaliação que pressuponha acompanhamento individualizado, em vistas de evitar a evasão escolar e a repetência, que verifique o rendimento escolar de forma continua e formativa levando em consideração a realidade local e os indicadores de cada escola em particular. Este trabalho objetiva investigar as características da avaliação utilizada no município de Jaguarão relacionando essas aos documentos oficiais - Plano Municipal de Educação (Lei nº 13.005/2014) e Plano Nacional de Educação. Diante disso, a pesquisa pretende propor, por meio de projeto de intervenção no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, uma avaliação que auxilie a gestão escolar a melhorar os rumos da educação no município, para que alcance os índices estabelecidos pelo IDEB. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino de Jaguarão, especificamente com a participação dos supervisores das Escolas de Ensino Fundamental e professores de Língua Portuguesa - anos finais. Esta pesquisa, metodologicamente, é do tipo intervenção pedagógica, uma vez que trabalha com dados gerados pelo estudo, busca como produto final a mudança e nasce da necessidade de dialogar com a teoria. A metodologia para coleta e análise de dados parte de uma abordagem qualitativa.
Métriques
Références
BRASIL. Plano Nacional de Educação. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>;acesso em: 10/05/2016.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>; acesso em: 12/05/2016.
DAMIANI, M. F.; et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Disponível em: < https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822/3074>. Acesso em: 20 nov. 2017.
FREITAS, T. R. Metodologia de Pesquisa. Disponível em: < http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1112856_2013_cap_4.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017.
GATTI, B. A. Problemas e Impasses da Avaliação de Projetos e Sistemas Educacionais: dois casos brasileiros.In: BROOK, N. (org.). A Avaliação da Educação Básica: a experiência brasileira. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015, p. 46-60.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: Uma Prática da Construção da Pré-escola à Universidade. 17. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
______. Avaliação: Mito e Desafio. Uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação 2000.
______. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Ideias. São Paulo, nº 22, p. 5-9, 1994.
JAGUARÃO. Lei 6.151, de 25 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação (PME) e dá outras providências. Jaguarão: 2015. Disponível em: <http://www.jaguarao.rs.gov.br>. Acesso em: 20 nov. 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2013.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições.22. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas características.Revista Travessias, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2008.
PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012.
VILLAS BOAS, B. M. F. Avaliação Formatida e Formação de Professoraes: ainda um desafia. Disponivel em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9269/1/ARTIGO_AvaliacaoFormativaFormacao.pdf>. Acesso em: 15 dez 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.