A participação econômica das mulheres no mercado de trabalho

Autores

  • Agnes Martha Silva UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.778

Palavras-chave:

Desigualdades, Mercado de Trabalho, Mulheres, Pelotas/RS

Resumo

O mercado de trabalho pode ser entendido como uma relação de compra e venda da força de trabalho, sendo também um espaço econômico e social. Através deste contexto o presente trabalho tem como objetivo analisar a participação econômica da mulher no município de Pelotas. Por meio de uma investigação de caráter quantitativo, foram levantados dados e calculadas as categorias estatísticas como população economicamente ativa, população ocupada, taxas de atividade e desemprego, entre outros, utilizando-se, dentro disso a variável sexo. Desta forma, pretende-se compreender as transformações ocorridas nesta cidade, de 2000, 2010 e 2015 mensurando-se os níveis de absorção da força de trabalho feminina, neste período de tempo. Com base neste conjunto de fatores preocupa-se perceber a condição de ação da mulher dentro da esfera econômica do município. Assim, constatando a representatividade feminina no mercado de trabalho.

Palavras chaves: Desigualdades , Mercado de Trabalho, Mulheres, Pelotas/RS

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Brasil: o estado de uma nação – mercado de trabalho, emprego e informalidade, 2006/ Paulo Tafner, editor. – Rio de Janeiro: IPEA, 2006.

BRUSCHINI, Cristina; RICOLDI, Arlene Martinez; MERCADO, Cristiano Miglioranza. Trabalho e gênero no Brasil ate 2005: uma comparação regional. In: COSTA, Albertina de Oliveira; SORJ, Bila; BRUSCHINI, Cristina; HIRATA, Helena (Org). Mercado de Trabalho e Gênero. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

KERGOAT, D. O cuidado e a imbricação das relações sociais. In Hirata, Helena; Lombardi, Maria Rosa (orgs.) Gênero e Trabalho no Brasil e na França. Perspectivas interseccionais. São Paulo: Boitempo, 2016.

KERGOAT, D. & HIRATA, H. A divisão sexual do trabalho revisitada. In: MARUANI, M. & HIRATA, H. (Org.). As novas fronteiras da desigualdade. Homens e mulheres no mercado de trabalho. São Paulo: Editora Senac, 2003.

MARUANI, MARGARET. Emprego, desemprego e precariedade: uma comparação européia. In: COSTA, Albertina de Oliveira; SORJ, Bila; BRUSCHINI, Cristina; HIRATA, Helena (Org). Mercado de Trabalho e Gênero. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

PEREIRA, José Carlos. Educação e cultura no pensamento de Franz Boas. In: Ponto-evírgula: revista do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Nº 10, 2º semestre de 2011. P. 101-118.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

VARGAS, Francisco. Desenvolvimento e desigualdades de gênero: As transformações no mercado de trabalho em Pelotas e Rio Grande. In: Dal Molin, N. & Figueiredo, C. Políticas Públicas e Desenvolvimento nos municípios gaúchos de Pelotas e Rio Grande. Porto Alegre: Cirkula, 2014.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Silva, A. M. (2018). A participação econômica das mulheres no mercado de trabalho. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.778

Edição

Seção

Dossiê: ESTUDOS DE GÊNERO, FEMINISMO E SEXUALIDADES