Entre o oficial e o realizado: os currículos prescritos e em ação na Matemática do Ciclo de Alfabetização
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.764Résumé
O trabalho busca compreender como se dá a relação entre as três “engrenagens” básicas – currículos proposto, em ação e avaliado – para o desenvolvimento da educação brasileira, levando em conta as traduções que são realizadas pelos professores dos discursos pedagógicos oficiais até o campo recontextualizado pedagógico, que é o que de fato acontece na sala de aula. O trabalho pretende analisar as matrizes de referência das avaliações externas, bem como os três livros didáticos de matemática mais utilizados no Ciclo de Alfabetização. Essa análise, juntamente com o discurso apresentado pelas professoras em entrevistas semiestruturadas, constituirá o corpus de análise do estudo a ser desenvolvido. Para isso, serão utilizados caminhos qualitatitavos, em uma abordagem descritiva e documental. As entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras serão analisadas por meio da analise de conteúdo. O esperado é que, a partir dessa pesquisa, seja possível observar se as professoras do Ciclo de Alfabetização compreendem as relações que estão presentes entre os currículos proposto e avaliado, em larga escala pelo Governo Federal, e o em ação, realizado na sala de aula em Matemática no Ciclo de Alfabetização.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.