Concepções de beleza para adolescentes anoréxicos(as) e bulímicos(as) em uma escola na cidade de Rio Grande/ RS

Autores

  • Francine Mirapalheta Bravo Universidade Federal do Rio Grande
  • Josiane Vian Domingues Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.750

Palavras-chave:

Adolescentes, Anorexia, Beleza, Bulimia, Magreza

Resumo

Esse trabalho apresenta como objetivo discutir as concepções de beleza construídas por um grupo de adolescentes que se consideram anoréxicos(as) e/ou bulímicos(as) em uma Escola Estadual de Ensino Médio da Cidade de Rio Grande/RS. Tal proposta emerge por compreender que a beleza é produzida a partir de relações sócio-culturais as quais são estabelecidas, além do entendimento de que ainda hoje é possível considerar o corpo magro como aquele que representa o belo. Três adolescentes participaram do estudo. Para tanto, os Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, servem como uma base teórica, tendo inspiração do grupo focal como ferramenta para a produção dos dados. Ao longo do encontro com os(as) adolescentes, foi possível identificar que para eles(as), as noções de beleza estão atreladas à magreza, especialmente demarcadas em algumas regiões específicas do corpo como barriga, glúteos e face, as quais precisam apresentar um aspecto magro. Apontaram ainda sobre os investimentos e autocontrole que é preciso desenvolver para se ter esse corpo. Além disso, foi possível perceber, a partir dos relatos, que há uma diferenciação entre as noções de beleza, no que tange os corpos femininos e masculinos, ou seja, há formas de compreender uma beleza masculina e uma beleza feminina. Enfim, a partir dos relatos apontados pelos(as) três adolescentes que participaram desse trabalho há de se considerar que há uma concepção bastante forte para eles no que tange a beleza: terem corpos magros, entretanto, essa magreza é produzida a partir de diferentes atributos generificados, direcionados aos corpos masculinos e femininos. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Sandra dos Santos. Uma boa forma de ser feliz: representações de corpo feminino na revista Boa Forma. Tese [doutorado em Educação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

ASSUMPÇÃO, Francisco. A questão da beleza ao longo do tempo In. BUSSE, Salvador de Rosis (org.). Anorexia, Bulimia e Obesidade. Barueri, SP: Manole, 2004.

CAPONI, Sandra; NETO, Paulo. A medicalização da beleza. Botucatu: Interface, v. 11, n.23, set./dez., 2007.

CASTRO, Ana Lúcia de. Culto ao corpo e sociedade: mídia, estilos de vida e cultura de consumo. 2 ed. São Paulo: Annablume, 2007

CORDÁS, Taki. Transtornos alimentares: classificação e diagnóstico; In: Rev. Psiq. Clin. 31 (4); 154-157, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v31n4/22398.pdf, acesso em setembro de 2017.

ECO, Umberto (org.). História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.

GIROUX, Henry A. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de educação, In. SILVA, Tomaz Tadeu. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: vozes, 2005.

LOVISOLO, Hugo. Em defesa do modelo ‘jubesa’ (juventude, beleza e saúde). In: BAGRICHEVSKY, Marcos, PALMA, Alexandre, ESTEVÃO, Adriana, DA ROS, Marco. A saúde em debate na educação física – v. 02. – Blumenau: Nova letra, 2006.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Cuidados de si e embelezamento feminino: fragmentos para uma história do corpo no Brasil. In: _____ (org.). Políticas do Corpo: elementos para uma história das práticas corporais. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

SOPHIA, Bianca Vasconcellos. O movimento Pró-anorexia e Pró-bulimia na internet: uma reflexão sobre as práticas alimentares, saúde e doença, corpo e identidade. In: Sociologia e política – I seminário Nacional Sociologia e Política, Anais, UFPR, 2009.

VIGARELLO, Georges. História da beleza. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

WEINBERG, Cybelle e CORDÁS, Táki. Do altar às passarelas: da anorexia nervosa à anorexia santa. São Paulo: Annablume, 2006.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Bravo, F. M., & Domingues, J. V. (2018). Concepções de beleza para adolescentes anoréxicos(as) e bulímicos(as) em uma escola na cidade de Rio Grande/ RS. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.750

Edição

Seção

Dossiê: ESTUDOS DE GÊNERO, FEMINISMO E SEXUALIDADES