A visibilidade política na série The Crown
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.746Mots-clés :
política, cultura, literatura,Résumé
O presente trabalho tem por objetivo compreender como se configura a visibilidade política na trama da série The Crown, produzida pela Netflix, por meio da análise dos três primeiros episódios. A partir do enredo da série, que conta a história da família real britânica na época em que a Raínha Elizabeth II assume o trono e suas novas responsabilidades políticas, é possível perceber e analisar as relações de poder entre a política, a sociedade e a mídia, além de temáticas como imagem pública, escândalo político, relações políticas entre países e discurso midiático. A análise de conteúdo se dá a partir dos autores Gomes, Thompson e Weber. Assim, torna-se perceptível a indissociabilidade entre a mídia, a sociedade e a política para a manutenção de um governo estável, que se utilizando da visibilidade midiática de maneira favorável, estabelece uma comunicação eficiente e uma imagem pública forte e positiva.
Références
GOMES, Wilson. A política de imagem. In: As transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004.
MARINHO, William Ricardo Vidal; NUNES, Ana Karin. A Monarquia é ela: a função política de Relações Públicas em uma forma de governo. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017.
MARR, Andrew. A real Elizabeth: uma visão inteligente e intimista de uma monarca em pleno século 21. São Paulo, SP: Editora Europa, 2012.
THE CROWN. Produção: Netflix. 2016.
THOMPSON, John Brookshire. A Mídia e a Modernidade: Uma Teoria Social da Mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
THOMPSON, John Brookshire. O Escândalo Político: Poder e Visibilidade na Era da Mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
WEBER, Maria Helena. Comunicação e espetáculos da política. Porto Alegre: Ed Universidade/UFRGS, 2000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.