Processo de identificação: entre a memória e a história
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.740Mots-clés :
Identificação, Memória, Tatuagem.Résumé
Este trabalho reúne reflexões acerca da linguagem, da história, da ideologia e do inconsciente na construção da identidade do sujeito, esta resultante de processos de identificação. Fundamentadas na teoria interpretativa da Análise de Discurso (AD), de filiação em Michel Pêcheux, nosso interesse está em compreender a historicidade de sentidos atribuídos ao estado do Rio Grande do Sul, para analisar a tatuagem da bandeira Farroupilha materializada no corpo de determinado sujeito. Nesse caminho, recorremos à memória, enquanto categoria de análise, procurando compreender o funcionamento da discursividade presente na tatuagem em questão.Métriques
Références
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Tradução de Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença, 1970.
CASTRO. Ana Lúcia de. Culto ao corpo: identidades e estilos de vida. In: Corpo território da cultura. Organizadoras: Maria Lúcia Bueno e Ana Lúcia de Castro. São Paulo: Annablume, 2005.
ERNST-PEREIRA, Aracy. A falta, o excesso e o estranhamento na constituição/interpretação do corpus discursivo. IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO: 1969-2009: MEMÓRIA E HISTÓRIA NA/DA ANÁLISE DO DISCURSO – IV SEAD, 10 a 13 de nov., 2009. Porto Alegre. Anais do evento, 2009.
INDURSKY, Freda. A memória na ceda do discurso. In: Memória e história na/da Análise de Discurso. Organizadoras: Freda Indursky, Solange Mittmann e Maria Cristina Leandro Ferreira. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.
______. Políticas do esquecimento x Políticas de resgate da memória. In: Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia. Organizadoras: Giovanna Benedetto, Nádia Neckel e Solange Gallo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
LEANDRO-FERREIRA, Maria Cristina. O Corpo enquanto objeto discursivo. In: Análise do Discurso em perspectiva: teoria, método e análise. Organizadoras: Verli Petri e Cristiane Dias. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.
MITTMANN, Solange. Análise do discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. Organizadoras: Maria Cristina Leandro Ferreira e Freda Indursky. São Carlos: Claraluz, 2007.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Tradução: Iara Aun Khoury. São Paulo, n. 10. Dez., 1993.
PÊCHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso. 4. ed. Tradução: Bethania Mariani et al. Oganizadores: Françoise Gadet e Tony Hak. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990/2010.
______. Semântica e Discurso: uma crítica a afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. 4. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1988/ 2009.
PETRI, Verli. Imaginário sobre o gaúcho no discurso literário: da representação do mito em ‘Contos Gauchescos’, de João Simões Lopes Neto, à desmitificação em ‘Porteira Fechada’, De Cyro Martins. 2004. 332 f. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Porto Alegre, mai., 2004.
______. A produção de sentidos sobre o gaúcho: um desafio social no discurso da história e da literatura. Conexão Letras. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, Porto Alegre, n. 4, 2009.
SILVA, Naiara. Tatuagens: sujeitos e sentidos. 2014. 153f. Dissertação de mestrado. Universidade Católica de Pelotas – UCPEL. Pelotas, dez., 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.