O Grupo Philos Sophias: devir filosófico para uma estética da existência singular plural
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.720Mots-clés :
cuidado de si, estética da existência, filosofias contemporâneas, pluralidade, singularidade.Résumé
Escrevemos sobre o Projeto Filosofias Contemporâneas de Foucault, Nietzsche e Deleuze, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Philos Sophias que reúne pesquisadores/as e profissionais de distintas áreas de formação acadêmica para o compartilhamento de leituras e conversações. Consideramos que o Projeto vem traçando um território aberto de produção de pensamentos múltiplos e singulares, mediante a articulação dos conceitos filosóficos estudados com os saberes, experiências, desejos de cada um/a dos/as integrantes do grupo. As diferenças nos tornam intercessores uns dos outros numa ação filosófica criadora de devires nas formas de pensar, estar e viver no mundo presente. Experimentar o pensamento livre na produção de uma estética da existência, concebida pela pluralidade e singularidade das subjetividades, é o que nos move. Queremos viver o cuidado de si nas relações com os outros, filosofando.
Métriques
Références
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. 2º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016, 477 p. (Obra completa)
DELEUZE, G. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992, 231 p. (Obra completa)
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. E Alberto Alonzo Munoz. São Paulo: Ed. 34, 1991, 282 p. (Obra completa)
________________________ Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Trad. Ana Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2017, 127 p. (Obra completa)
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: Curso em Collége de France (1981-1982). Trad.Márcio Alves da Fonseca E Salma TannusMuchail. 3º Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010, 506 p. (Obra completa)
GALLO, S. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, 118 p. (Obra completa)
MACHADO, R. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009, 344p. (Obra completa)
NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, 315 p. (Obra completa)
_____________ Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Antônio Carlos Braga. São Paulo: Lafonte, 2012, 285 p. (Obra completa)
_________________ O eterno retorno. In: NIETZSCHE, F. Obras incompletas. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo, Ed. Nova Cultural Ltda, 1999, p. 439-450. (Capítulo de Livro)
QUINTANA, M.. Verso XXII. Caderno H. Porto Alegre: Alfaguara, 1973, 368 p. (Obra completa)
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.