Afroindigenismo por Escrito na Amazônia

Autores

  • AGENOR SARRAF PACHECO Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto III.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.645

Palavras-chave:

Afroindigenismo, Literatura, Zonas de Contato, Amazônia Marajoara

Resumo

Tomando por base a produção literária da poetisa e romancista marajoara Sylvia Helena Tocantins, cruzando com a historiografia brasileira e amazônica sob a perspectiva teórica dos Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, o texto analisa circuitos da presença indígenas, africana e afroindígena na Amazônia Marajoara nas últimas décadas e em exemplificações com os tempos coloniais. Nessas zonas de contato, desvendam-se saberes, fazeres, crenças, costumes, tradições e formas de luta de populações de tradições orais historicamente invisibilizadas ou esteriotipadas pelo poder das escritas colonialistas. Ciente das especificidades e fronteiras porosas existentes entre os campos da literatura e da história, a comunicação procura cotejada e cruzar a narrativa literária com outras narrativas de cronistas, viajantes, historiadores e antropólogos para apreender sinais da história e cultura indígena, africana e afroindígena na região. Nesses escritos, acompanham-se experiências de homens e mulheres de matrizes indígenas e africanas que se esparramaram, apropriaram-se, ressignificaram e compartilharam afeto e táticas para driblar a colonialidade de seus corpos, cosmovisões e sentidos. Deste modo, entre os tempos coloniais e os tempos contemporâneos, histórias, trajetórias e imaginários das culturas indígenas e africanas persistiram, resistiram, sofreram baixas e reinventaram-se nas fronteiras amazônicas. Finalmente, as informações reunidas e trabalhadas acerca da vida e obra de Sylvia Helena Tocantins, em simbiose com diferentes outras escritas, permitiram exercitar práticas de “desobediência epistêmica” para captar o afroindigenismo como postura criativa e problematizadora de essencialismos étnicos que, muitas vezes, negam a interculturalidade dos encontros culturais em territórios da diferença colonial. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

AGENOR SARRAF PACHECO, Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto III.

Doutor em História Social (PUC-SP, 2009); Mestre em História Social (PUC-SP, 2004); Especialista em Métodos e Técnica em Elaboração de Projetos Sociais (PUC-MG, 2002) e Licenciado Pleno e Bacharel em História (UFPA, 1999). Realizou Estágio de Pós-Doutorado, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Programa de Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA) (06/2015 a 05/2016). Discute teoricamente Estudos Culturais Britânicos, Latino-Americanos, Pensamento Pós-Colonial e Decolonial nas interfaces com os campos da História, Antropologia, Museologia, Arte, Comunicação, Literatura e Educação. Tem experiência na área de História Social da Cultura, História Sociocultural da Amazônia e da Amazônia Marajoara, História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Afroindígena. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq/UFPA). Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotado no Instituto de Ciências da Arte (ICA), vinculado à Faculdade de Artes (FAV), ao Curso de Museologia e aos Programas de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST) e Antropologia (PPGA). Foi Diretor do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) no período de 09/2012 a 07/2016. Atua especialmente nos temas: Patrimônio, Cosmologia, Religiosidade, Cartografia, Oralidade, Memória, Identidade, Visualidade, Interculturalidade, Saber Local, Cidade-Floresta e Zonas de Contato Afroindígena.

Referências

Referências

ANTONACCI, Maria Antonieta. Corpos Negros Desafiando Verdades. In: BUENO, Maria Lucia & CASTRO, Ana Lúcia (org.). Corpo território da cultura. São Paulo: Annablume, 2005, p. 34-65.

ANTONACCI, Maria Antonieta. Tradições de Oralidade, Escritura e Iconografia na Literatura de Folhetos: Nordeste do Brasil, 1890-1940. Projeto História (PUCSP), São Paulo, v. 22, p. 105-138, 2001.

ARRUTI, José Maurício Andion. Agenciamentos Políticos da “Mistura”: identificação étnica e segmentação negro-indígena entre os Pankararú e os Xocó. Estudos Afro-Asiáticos, n. 2, p. 215-254, 2001.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1, Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

BEZERRA NETO, J. M. Escravidão negra no Grão-Pará (sécs. XVIII-XIX). Belém: Paka-Tatu, 2001.

CHAMBOULEYRON, Rafael. Escravos do Atlântico equatorial: tráfico negreiro para o Estado do Maranhão e Pará (século XVII e início do século XVIII). Revista Brasileira de História, vol. 26, n. 52, p. 79-114, 2006.

ELEUTÉRIO, Maria de Lourdes. Um desafio irrecusável: A contribuição da literatura para os estudos da história. Projeto História, São Paulo, v. 20, abril de 2000, p. 227-236.

FERREIRA, Alexandre Rodrigues. “Notícia Histórica da Ilha de Joanes ou Marajó”. Revista do Livro, ano VII, nº 26, Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro, 1964, P. 47-63.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. 20 ed. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

JURANDIR, Dalcídio. Os viradores de madeira. O Estado do Pará, Belém, junho de 1939.

GALLO, Giovanni. Marajó: a ditadura da água. Belém. 2. ed. Edições “O Nosso Museu. Santa Cruz do Arari, Pará, 1981.

GANDON, Tania Almeida. O índio e o negro: uma relação legendária. Afro-Ásia, n. 19/20, p. 135-164, 1997.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Modernidade e dupla consciência, São Paulo, Rio de Janeiro, 34/Universidade Cândido Mendes – Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

GOLDMAN, Marcio. A Relação Afroindígena. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 23, p. 213-222, 2014

GOMES, Flávio dos Santos. Fronteiras e Mocambos: O protesto negro na Guiana Brasileira. In: GOMES, Flávio dos Santos. Nas terras do Cabo Norte: fronteiras, colonização e escravidão na Guiana Brasileira – séculos XVII/XIX. Belém: Editora Universitária/UFPA, 1999, pp. 237-325.

GOMES, Flávio dos Santos. A Hidra e os Pântanos: mocambos, quilombos e comunidades de fugitivos no Brasil (sécs. XVII-XIX). São Paulo: Ed. UNESP: Ed. Polis, 2005.

HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HAMPATÉ BÂ, A. A tradição viva. In: KI-ZERBO, Joseph (editor) Metodologia e pré-história da África. Tradução MEC – Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos. 3. Ed. – São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011, pp. 167-212. –

LUXARDO, Líbero. Marajó: Terra Anfíbia. Belém: Grafisa, 1977.

MIGNOLO, Walter D. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange R. de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MIGNOLO, Walter. Desobediência epistémica: retórica de la modernidade, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010.

PEREIRA, Manoel Nunes. Negros escravos na Amazônia. In: X Congresso Brasileiro de Geografia realizado na cidade do Rio de Janeiro (D.F), de 07 a 16 de setembro de 1944. Vol. III. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografia, 1952, p. 153-185.

PRATT, Mary Louise. Os olhos do Império: relatos de viagem e transculturação. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

POLLAK, Michael. “Memória e Identidade Social”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 05, n. 10, p. 200-212, 1992

POLLAK, Michel. “Memória, esquecimento, silêncio”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 02, n. 03, p. 03-15, 1989.

SALLES, Vicente. O negro no Pará sob o regime da escravidão. Rio de Janeiro: FGV; Belém: UFPA, 1973.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SANTOS, Eufrázia Cristina Menezes. O Atlântico Negro (Resenha). Revista de Antropologia, São Paulo, USP, V. 45, nº 1, p. 273-278, 2002.

SCHWARTZ, Stuart B. Tapanhuns, Negros da Terra e Curibocas: causas comuns e confrontos entre negros e indígenas. Afro-Ásia, n. 29/30, p. 13-40, 2003.

TOCANTINS, Sylvia Helena. A Lenda do Amor Eterno: romance marajoara. Belém: IOEPA, 2005.

TOCANTINS, Sylvia Helena. As ruínas de Suruanã: romance marajoara. Belém: Gráfica Falangola, 1987.

TOCANTINS, Sylvia Helena. No tronco da Sapopema: vivências interioranas (Vigia e Marajó). Belém: IOEPA, 1998.

VERGULINO-HENRY, Anaíza & FIGUEIREDO, Arthur Napoleão. A presença Africana na Amazônia Colonial. Uma notícia histórica. Belém: Arquivo Público do Pará, 1990.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

PACHECO, A. S. (2017). Afroindigenismo por Escrito na Amazônia. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.645

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo