OS MEIOS MIDIÁTICOS NA AMÉRICA-LATINA: DA INFORMAÇÃO À INDUÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.577Résumé
Este estudo tem por objetivo refletir sobre os meios midiáticos e suas influências na formação da opinião pública, com base na teoria de Chauí (2000), Lustosa (1996), Bourdieu (1979,1983 e 1987) e outros autores que corroboram com o assunto. Primeiramente, aborda-se a mídia como meio de comunicação e de que forma é criada a opinião pública e, posteriormente, o seu papel na formação das percepções e concepções da sociedade e por fim a influência sobre a população. A metodologia adotada pautou-se por uma revisão narrativa da literatura com levantamento bibliográfico dos propósitos expostos por Chauí, Lustosa e Bourdieu que, em seus estudos, abordam os mecanismos de reprodução social que legitimam as diversas formas de dominação. A mídia influencia o telespectador na formação da opinião pública, principalmente no campo político. Desta forma o propósito dos principais autores vão ao encontro da análise do papel na mídia na formação da opinião pública.
Références
BOURDIEU, P. O desencantamento do mundo: estruturas econômicas temporais. tradução de Silvia Mazza et al. São Paulo: Perspectiva, 1979.
______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
______. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997
______. Sobre a televisão. seguido de a influência do jornalismo e os jogos olímpicos. Tradução Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
CARTA MAIOR. Os meios de comunicação na América Latina e na Venezuela. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/?/Opiniao/Os-meios-de-comunicacao-na-America-Latina-e-na-Venezuela/21856 Acesso em 30 de Jun de 2017.
CASTELLS, M. (1999), A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra.
_________. (2009), Communication power. Oxford, Oxford University Press.
CHAUI, Marilena, Convite à filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.
LIMA, V. A. (2000), Mídia: teoria e política. São Paulo, Fundação Perseu Abramo.
LUSTOSA, Elcias. O texto da notíca. Ed. Unb. 1996.
MEDINA. Cremilda de Araújo. Notícia: um produto à venda (jornalismo na sociedade urbana e industrial). São Paulo, Alfa-Ômega, 1973, p.137.
MIGUEL, L. F. (2002), “Os meios de comunicação e a prática política”. Lua Nova, 55-56: 155-184.
NEGREIROS, Davys Sleman, Mídia e política: a metamorfose do poder. Publicação do Departamento de História e Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Seridó – Campus de Caicó. V.4 - N.7 - fev./mar. de 2003– Semestral ISSN -1518-3394
PENTEADO, Claudio Camargo, FORTUNATO, Ivan. Mídia e políticas públicas: possíveis campos exploratórios. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.87, pp.129-141.
SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco – um ensaio sobre a cultura de massa no Brasil. 6ª ed. Petrópolis, Vozes, 1977.
THOMPSON, J. B., Mídia e modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, Vozes, 1998.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.