“Socialmente iguais, humanamente diferentes”: cultura e identidade na construção de resistências
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.566Mots-clés :
cultura, identidade, resistênciaRésumé
Cultura é parte constituinte da identidade de todo e qualquer indivíduo. Ao pensa-la criticamente por intermédio do referencial teórico gramsciano, a cultura está intrinsecamente relacionada ao modo de ser, operar e pensar de uma classe. O caráter ideológico presente na luta de classes reflete na cultura, de modo que, por um lado torna-se possível constitui-la como instrumento hegemônico e por outro lado, é parte central para resistir e criar uma contra hegemonia. O artigo objetiva refletir sobre a historicidade da categoria cultura e analisar teoricamente a construção, a afirmação e a resistência da cultura e da identidade no seio das relações sociais.
Métriques
Références
CARNOY, Martin. Estado e teoria política. [tradução pela equipe de tradutores do Instituto de Letras da PUC – Campinas]. – 11 ed. São Paulo: Papirus, 2005.
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.
EAGLETON, Terry. Versões de Cultura. In: A ideia de cultura. 2 ed. São Paulo: UNESP, 2003.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. V. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
_______. Os intelectuais e a organização da cultura. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.
HALL, Stuarty. A identidade cultural na pós-modernidade.12 ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2005.
MARTINS, Angela Maria Souza; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Cultura, Educação, Dominação: Gramsci, Thompson, Williams. In: Revista HistedBR, online. Campinas, nº55, p. 73-93, 2014.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 1970.
WILLIAMS, Raymond. Com vistas a uma sociologia da cultura. In: Cultura e Sociedade: De Colerigde a Orwell. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
_______. Palavras-chaves: Um vocabulário de cultura e sociedade. 1 ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 1983.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.