A autoformação docente como território de possibilidade: uma reflexão sobre o espaço escolar
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.563Mots-clés :
Autobiografia, Reflexão sobre a Prática, Realidade Escolar.Résumé
Refletir o processo dinâmico e inquietador de autotransformar-se pela docência é algo complexo e extremamente necessário à atuação docente em suas diversas práticas, sejam elas coletivas, sociais, ou subjetivas. Desse modo, a proposta deste estudo nasce das inquietações de educadoras sobre suas autoformações em realidades distintas. Assim, no presente relato buscamos refletir sobre os processos de constituição do ser docente, por um viés autobiográfico, com base em experiências vivenciadas em sala de aula. Portanto, em termos gerais, é possível inferir que o processo de (auto) formação de professores somente se concretiza na prática; somente nos tornamos educadores na vivência da sala de aula, na reflexão e na constante transformação frente aos cotidianos que surgem diariamente no território escolar. A partir das considerações aqui tecidas, concluímos que para tornar-se professor é necessário vivenciar o espaço escolar buscando constantemente repensar os desafios enfrentados, aprendendo com as novas situações que surgem e concretizam a prática docente.
Métriques
Références
CASTRO, J. de. Homens e caranguejos. São Paulo: Brasiliense, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
__________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Brasil: Paz e Terra, 2004.
MACIEL, M. D. Autoformação docente. Limites e possibilidades. In, Anais IV Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências. Recife, 2003.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma nova teoria da transição. São Paulo: Bom tempo, 2002.
MIDLEJ, J. A; PEREIRA, M. V. As Histórias de Vida como Tramas de Fios na Composição da Professoralidade. In: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, p. 551-563, 2016.
PEREIRA, M. V. Subjetividade e Memória: algumas considerações sobre a formação e autoformação. Ijuí: UNIJUÌ, 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.