Fotografia, Patrimônio e Mundialização da Cultura: um relato de experiência da exposição “Barco de Fogo”
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.558Mots-clés :
Exposições, fotografia, patrimônio, mundialização, cultura.Résumé
As exposições fotográficas constituem importantes ferramentas de difusão artística, educativa e cultural. Quando realizadas no exterior, atuam como mecanismos de promoção e mundialização das culturas, servindo como instrumentos importantes de valorização do patrimônio e das identidades de povos e sociedades. É nesta vertente que se situa o presente trabalho, que tem por objetivo analisar a relação entre fotografia, patrimônio e mundialização da cultura, por meio da exposição fotográfica “Barco de Fogo”, do artista sergipano Márcio Garcez. O barco de fogo constitui uma das manifestações culturais mais significativas do estado de Sergipe, fazendo parte do ciclo junino do estado. Sua produção envolve um considerado número de pessoas presentes desde o processo de confecção, passando pela soltura e chegando à apresentação. Sua confecção se dá nos barracões existentes no município, estando embasada em um trabalho coletivo que está associado a uma mistura de carpintaria, engenharia e artesanato. Tal manifestação cultural resulta de um saber-fazer construído por meio de sensibilidade, criatividade e engenhosidade de seus artesãos, conhecidos como fogueteiros. Para refletir sobre tais temas, trataremos do papel da fotografia como registro documental, etnográfico e histórico, considerando sua importância como fonte de pesquisa sobre o patrimônio dos povos e comportamentos culturais. Posteriormente apresentaremos a cultura dos barcos de fogo, tema principal da exposição aqui apresentada, bem como seu autor. E em seguida, trataremos das edições da referida mostra artística.
Métriques
Références
BONI, C.; MORESCHI, B. M.. Fotoetnografia: a importância da fotografia para o resgate etnográfico. In: Doc On-line, n.03, Dezembro 2007, pp. 137-157. Disponível em: www.doc.ubi.pt. Acesso em 20.jul.2017.
Barco de Fogo. Catalogo de la exposición fotográfica “Barco de Fogo”. Residência Artística 2015. Centro de Estudios Brasileños de la Universidad de Salamanca. Salamanca: junho, 2015. Disponível em: https://issuu.com/cebusal/docs/catalogo_barco_de_fogo. Acesso em 01.jul.2017.
BRASIL. Decreto Federal, nº 3.551, de 04 de agosto de 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3551.htm. Acesso em: 02. jul. 2017.
CERQUEIRA, F. V. Patrimônio cultural, escola, cidadania e desenvolvimento sustentável. Diálogos, v. 9, n. 1, p. 91-99, 2005. Disponível em: http://www.dialogos.uem.br. Acesso em: 02. abril. 2017.
IPHAN. A fotografia na preservação do patrimônio cultural: uma abordagem preliminar. Rio de Janeiro: IPHAN, COPEDOC, 2008.
MARTINS, J. S. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2013.
NOVAES, S. C., “O uso da imagem na antropologia”. In: SAMAIN, E. (org). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998, pp.113-119.
Portal Expressão Sergipana. Fotógrafo Sergipano Apresentou Exposição “Barco de Fogo” em Foz do Iguaçu. Disponível em: http://expressaosergipana.com.br/. Acesso em 15 de julho 2017.
RIBEIRO, E. T. Diplomacia Cultural: seu papel na política externa brasileira. Brasília: FUNAG, 1989.
SILVA, P.S. Mestres do Fogo: a fabricação dos fogos de artifício em Estância-SE. In: V REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA, XIV REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO NORTE E NORDESTE – REA, ABANNE. Anais. Maceió/AL, 2015.
__________ “Fogo no beco que o beco está escuro!” A confecção dos fogos de artifício em Estância – SE. IN: 30ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA – RBA. Anais. João Pessoa/PB, 2016.
SONTAG, S. Sobre a fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOUZA, M.S. O Barco de Fogo como Patrimônio Imaterial: subsídios para o registro. Disponível em: http://www.ufs.br/conteudo/2294. Acesso em 20.jul.2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.