O trabalho com a ortografia no gênero Anúncio Publicitário
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.550Résumé
Neste trabalho apresentaremos resultados parciais de pesquisa de Mestrado intitulada “Desvios de grafia em produções textuais escritas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental”. Para a realização da pesquisa, fizemos uma coleta inicial de textos, do gênero autobiografia, e dividimos os desvios de grafia encontrados nas produções de acordo com categorias estabelecidas por Bortoni-Ricardo (2006). Em seguida, desenvolvemos e aplicamos uma Unidade Didática, com o objetivo de fazer com que esses desvios diminuíssem ou, até, fossem eliminados. Ao final da Unidade, como proposta de produção textual, solicitamos que os alunos criassem anúncios publicitários. Esse gênero foi escolhido devido a sua expressiva circulação na sociedade, sendo, assim, comum ao cotidiano dos alunos, e também por favorecer uma percepção da linguagem em uso. Como base teórica, nos baseamos principalmente em Carvalho (2009) e Sandmann (2010). É uma pesquisa que se situa nas áreas da Linguística Aplicada e da Sociologia da Linguagem, com o aporte metodológico da Sociolinguística Variacionista. Como as produções dos anúncios publicitários, foi possível perceber que o trabalho com a ortografia gerou resultados positivos, tendo a vista a diminuição e eliminação dos desvios.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.