Chuí, uma extensão do Oriente Médio na América Latina: A migração Palestina e a contribuição da cultura árabe na Fronteira Meridional do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.509Mots-clés :
Chuí, Cultura árabe, Cooperação, Imigração PalestinaRésumé
O estudo analisa o cenário contemporâneo multicultural no extremo sul do Brasil nas cidades gêmeas Chuí-Chuy (Brasil- Uruguay) com ênfase na cultura árabe decorrente dos fluxos migratórios. Visa-se apresentar a relevância da cultura árabe e seus papéis sociais na cooperação local e formação de políticas de aperfeiçoamento dos serviços básicos da população. O trabalho parte do ápice dos conflitos étnicos, religiosos e territoriais entre os países do Oriente Próximo, na década de 1970, enfocando os palestinos, em disputas territoriais com o estado de Israel. Tal como elucida um provérbio árabe de que o exílio com riqueza é uma pátria e uma pátria com pobreza é um exílio, muitos indivíduos e famílias fugiram dos conflitos e buscaram construir uma nova vida na América Latina e encontraram nas regiões de fronteira o ambiente para trabalharem e manifestarem sua cultura e religião de maneira prospera. Conclui-se que a cultura árabe na região estudada se tornou uma importante ferramenta de desenvolvimento social, bem como estimula a ação coordenada entre comerciantes, cidadãos e grupos da sociedade civil, modificando a ideia de fronteira como fator de separação para a de um ambiente de integração.Références
AMARAL, A. F. Os Campos Neutrais. Porto Alegre: Planus Artes Gráficas, 1972. (Obra completa)
AVEIRO, Thaís Mere Marques. Relações Brasil-Uruguai: A Nova Agenda para a Cooperação e o Desenvolvimento Fronteiriço. Brasilia: UNB, 2006. (Dissertação ou Tese)
JACKSON, Robert. Introdução às Relações Internacionais: Teorias e Abordagens. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
JARDIM, D. F. Diásporas, viagens e alteridades: as experiências familiares dos palestinos no extremo sul do Brasil. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano6, n.14, 2000.
JARDIM, D. F. Palestinos no extremo Sul do Brasil: Identidade étnica e os mecanismos sócias de produção de etnicidade. Chuí/ RS, 2001. Tese (Doutorado) –PPGAS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ MN (Impresso & Cd-Rom) (2000).
JARDIM, D. F. Palestinos no Sul do Brasil: identidade étnica e cidadania. Projeto (Pesquisa)- PROPESQ/ UFRGS, 2002.
MARTIN, A. R. Fronteiras e Nações. São Paulo: Contexto, 1992. (Obra completa)
NABULSI, K. Los refugiados. In: La Vanguardia. Dossiê. Los Palestinos, n.8, p.49-54, octubre/ diciembre, 2003.
WILLINER, A. At al. Pactos Territoriales en la Construción de Regiones Transfronteirizas: Por una Mayor Integración a Multiplos Niveles. Santiago: Naciones Unidas, 2016. (Obra completa)
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.