A força do cinema para a massificação ou para a promoção da diversidade cultural
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.501Mots-clés :
cinema, cinema independente, diversidade cultural, massificação culturalRésumé
A imagem influencia a compreensão, o conhecimento, a formação ideológica de indivíduos e grupos. Este trabalho apresenta um ensaio que analisa a força do cinema como arte que pode tanto legitimar padrões em processos de apropriação, padronização e massificação cultural, quanto pode se constituir como um espaço de inclusão, de crítica, de diversidade cultural e diálogo intercultural. São apresentados exemplos de filmes e os desafios dos cinemas nacionais e do cinema independente quando buscam além da hegemonia do visual. A perspectivação sobre diferentes temas, desde questões étnicas, da obesidade, do colonialismo, da escolarização, da “deformidade”, por exemplo, pode ocorrer a partir do cinema de massa ou do cinema independente. A pesquisa sobre cinema pode ajudar na crítica anticolonizadora, no diálogo intercultural e na ampliação da tomada de consciência sobre a importância da arte e do cinema nas forças que conjuminam em modelos e padrões para uma suposta normalidade ou sucesso, na busca por relações menos estereotipadas.
Métriques
Références
ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: COHN, Gabriel. Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo: nacional, 1975.
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. 3º Ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1947.
ALBUQUERQUE Jr., Durval Muniz. A bela ou a fera: os corpos entre a identidade da anomalia e a anomalia da identidade. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Para uma vida não-fascista. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (p.95-115).
ANDRADE, Rafael. Sociedade de Massas. Infoescola - Sociologia. Disponível em: http://www.infoescola.com/sociologia/sociedade-de-massas/ Acesso em: 19 de julho de 2017.
COURTINE, Jean-Jacques. História e antropologia culturais da deformidade. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Orgs.). História do corpo 3 – as mutações do olhar: o século XX. Petrópolis: Vozes, 2006.
HENNEBELLE, Guy. Os cinemas nacionais contra Hollywood. Rio de Janeiro: Editora Paz e terra, 1978.
HERNÁNDEZ, Fernando. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo, TOURINHO, Irene (orgs.). Processos & práticas de pesquisa em cultura visual & educação. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 77-95.
ORDINE, Nuccio. A Utilidade do Inútil – Um Manifesto. Rio de janeiro: Zahar, 2016.
RETINA LATINA. Plataforma digital de difusão e promoção do cinema Latino americano. Disponível em: http://www.retinalatina.org/
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac e Naif, 2006.
SIMIS, Anita. Estado e Cinema no Brasil. São Paulo: UNESP, 2015.
TIBURI, Márcia. Kbela, o filme – de Yasmin-Thayná. Revista Cult. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/10/kbela-o-filme-de-yasmin-thayna/ Acesso em: 06/07/2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.