Integração Cultural na Escola Latino Americana de Agroecologia
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.466Mots-clés :
Integração Cultural, Território, Territorialidade, FronteiraRésumé
Este trabalho apresenta a integração cultural na perspectiva da Escola Latino Americana de Agroecologia. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa, sendo, a primeira fase, de pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e documental, e, a segunda fase, tendo como estratégia metodológica o estudo de caso do tipo exploratório, descritivo. A integração cultural, na perspectiva da ELAA, acontece na troca de conhecimentos entre os educandos: cada um fala, ensina sobre a cultura de seu país, de sua comunidade e também conhece a dos outros países. Reconhece-se na sua cultura e conhece a cultura do outro num processo de respeito e valorização cultural dos diferentes países latino-americanos.Métriques
Références
CALDART, R. S. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular. 2004.
CLEMENTE, E. Integração: Língua, Cultura e Literatura. Porto Alegre: EDIPURS, 1994.
CURCIO, Daniela da Rosa. Cooperação e Integração na Fronteira Brasil–Uruguai Desafios e Perspectivas na Implantação de Cursos Binacionais de Educação Técnica. Anais do I Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território, 2014.
ELAA. Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA: Documento Orientador, Lapa, PR: 2011.
NOGUEIRA, Ricardo José Batista. Fronteira: Espaço de Referência Identitária? Revista Ateliê Geográfico da Universidade Federal de Goiânia – UFG/IESA. V.1, n.2, Dez/2007, Goiânia-GO, 2007. Disponível em http://www.revistas.ufg.br/index.php/atelie/article/view/3013/3051. Acesso em: 04 Set. 2016.
NOGUEIRA, A. P. F. A luta dos movimentos sociais do campo na América Latina pelo acesso à educação: uma questão de autonomia. Anais da XII Jornada do Trabalho. Curitiba. 2011. Disponível em: <http://www4.fct.unesp.br/ceget/ANAISXII/GT3/Alexandre%Peixoto%20F,%20Nogueira.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2013.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Além das fronteiras. In: MARTINS, Maria Helena. (org.) Fronteiras Culturais: Brasil – Uruguai – Argentina. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. Tradução Maria Cecília França. São Paulo: Editora Ática. 1993.
RICOBOM, G. UNILA: a contribuição do ensino para a integração da América Latina. Ideação - Revista do Centro de Educação e Letras do Campus Foz do Iguaçu, v. 12, n. 1, jan./jun. 2010a.
RICOBOM, G. A Integração Latino-Americana e o Diálogo Intercultural: Novas Perspectivas a Partir da Universidade. In: XIX Encontro Nacional da CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2010b. Anais eletrônicos. Disponível em: < http://www.conpedi.br/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3573.pdf > Acesso em: 8 nov. 2013.
YIAN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.