O Turbante como Representatividade da Identificação Negra
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.420Résumé
Esse trabalho traz discussões em torno da representatividade e identificação negra do turbante. Apresenta dados considerando desde as origens do acessório no Brasil, até representação do mesmo difundida pela moda atual em mídias sociais. Características de patrimônio imaterial também são apontadas enquanto relevantes na difusão de saberes culturais. Assim como questões a respeito da memória, paisagem cultural e as tramas geradas pelo uso do adorno. Conclui com reflexão da relevância em propagar o significado do turbante enquanto identidade negra e a necessidade de uma sensibilização em torno de seu uso.
Métriques
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.