“Elefante Colorido: que história?” Relatos da pequena trajetória de uma dupla de contadores de história em Pelotas.
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.413Mots-clés :
Empreendedorismo, Contação de histórias, TeatroRésumé
O trabalho aqui apresentado é um relato sobre a experiência de se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI) na expectativa de formalizar uma dupla de contadores de histórias e de teatro, que atende, principalmente, o público infantil. O empreendimento surge de um desejo de unir a experiência dos integrantes em contar histórias com os conhecimentos adquiridos quando alunos do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pelotas. A necessidade do surgimento da Elefante Colorido se deu enquanto os sócios ainda eram alunos do referido curso, pois perceberam que, infelizmente, o teatro voltado para o público infantil é tratado com menos importância e, por isso, resolveram pesquisar conteúdos desse universo. O artigo traz uma prefação sobre os empreendedores e suas perspectivas, sucede com uma breve explicação sobre os tipos de contadores de histórias - os de tradição oral, que surgem nos tempos primitivos e os contemporâneos, que se apropriam de obras para desenvolver seu trabalho. Decorre apresentando sucintamente características empreendedoras e relatando o trabalho que a Elefante Colorido desenvolve atualmente na cidade de Pelotas e perspectivas para a mesma, além de propor uma ligação com a utilização da contação de histórias em escolas, numa perspectiva de arte-educação.
Références
CARNEIRO NETO, Dib. Já Somos Grandes: teatro infantil - entrevistas, críticas, debates, balanços &Rumos. São Paulo: Giostri, 2014.
LADEIRA, Jaínne Cristina Paes. FILEIRA G ACENTO 18 OU O lugar do espectador na criação dos espetáculos de dança de grupos independentes da cidade de Pelotas. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Dança, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.
MATIAS, Lígia Borges. “O valor da narrativa na pós-modernidade”. In: TERNO, Giuliano (org). A arte de contar histórias: abordagem poética, literária e performática. 1ª ed. São Paulo: Ícone, 2010. p.71-88.
PRADO, Carlos Eduardo de Oliveira. A contação de histórias como possibilidade da inserção do jogo teatral na escola. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Teatro, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, 2015.
Estudos disponíveis na Rede
MONTHERO, Wagner. “Em processo: imagens e memórias como materiais de criação no contexto do drama”. In: Urdimento, nº 17, 2011.p.165-171. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/3368/2431>. Último acesso em 08 de novembro de 2016.
VIDOR, Heloise Baurich. “A construção da narrativa cênica em sala de aula com base no jogo teatral — diferentes possibilidades”. In: ouvirouver, vol. 6, nº 1, 2010.p.111-122. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8224/5284>. Último acesso em 08 de novembro de 2016.
<http://www.leigrionacional.org.br/o-que-e-grio/>. Último acesso em 06 de novembro de 2016.
<http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual>. Último acesso em 06 de novembro de 2016.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.