“Leituras do drama contemporâneo”: as estratégias da pesquisa em literatura dramática
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.404Mots-clés :
cultura, artes, literaturaRésumé
Este trabalho tem como objetivo apresentar as bases da criação e execução do projeto de pesquisa “Leituras do drama contemporâneo”, coordenado pela Prof.ª Dra. Fernanda Vieira Fernandes, na Universidade Federal de Pelotas. Compõem a equipe seis estudantes do curso de Teatro-Licenciatura. O anseio pela criação desta proposta surgiu a partir do diagnóstico da coordenadora, que detectou que a maioria dos estudantes tem pouco conhecimento acerca da dramaturgia produzida na contemporaneidade. O amplo currículo do curso acarreta em recortes que não dão conta de atender à vasta produção surgida a partir do final do século XX. “Leituras do drama contemporâneo” prevê preencher, ainda que parcialmente, algumas dessas lacunas. Inicialmente, o grupo debruçou-se sobre conceitos-chave do teatro da atualidade, apresentados por estudiosos como Jean-Pierre Sarrazac e Hans-Thies Lehmann. No segundo momento, passou-se ao estudo dos autores e peças, com análises textuais e relação direta com os conceitos. A previsão é que o grupo se debruce mensalmente sobre um autor e um de seus textos. A cada encerramento de ciclo, dentro da ideia de levar a público os escritores e suas obras, realizam-se leituras dramáticas abertas, seguidas de bate-papo com os espectadores, possibilitando que o escopo de pessoas atingidas pelo projeto se amplie. Neste sentido, destacar-se-á no artigo a importância da iniciativa em três aspectos principais: conhecer e refletir sobre a dramaturgia contemporânea; investigar diferentes formas e espaços para a realização das leituras dramáticas; e, por fim, proporcionar que as descobertas do pequeno grupo sejam compartilhadas por sujeitos externos à pesquisa.Références
CANDEIAS, M. L. L. A fragmentação da personagem: no texto teatral. São Paulo: Perspectiva, 2012.
FERNANDES, F. V. O personagem negro na literatura dramática francesa do século XX: La Putain respectueuse, de Jean-Paul Sartre, e Combat de nègre et de chiens, de Bernard-Marie Koltès. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2014.
________. Um estudo de Roberto Zucco, peça teatral de Bernard-Marie Koltès. 2009. 167 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2009.
FERNANDES, S. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
________; GUINSBURG, J. (orgs.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2009.
GOMES, R. Música para cortar os pulsos: Monólogos sentimentais para corações juvenis. São Paulo: Leya, 2012.
KANE, S. Teatro completo. Trad. Pedro Marques. Porto: Campo das Letras, 2001.
KOLTÈS. B.-M. Teatro de Bernard-Marie Koltès. Trad. Letícia Coura. São Paulo: Hucitec, 1995.
LEHMANN, H.-T. Escritura política no texto teatral. Trad. Werner S. Rothschild, Priscila Nascimento. São Paulo: Perspectiva, 2009.
________. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naif, 2011.
MOISÉS, M. A análise literária. São Paulo: Cultrix, 2012.
PALLOTTINI, R. Dramaturgia: a construção da personagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
PAVIS, P. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2010.
________. Dicionário de teatro. Trad. sob a direção de J. Guinsburg, M. L. Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
________. O teatro no cruzamento de culturas. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.
RYNGAERT, J.-P. Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
________. Ler o teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
SARRAZAC, J.-P. (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. Trad. André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SZONDI, P. Teoria do drama moderno [1880-1950]. Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
UBERSFELD, A. Para ler o teatro. Trad. sob a direção de José Simões. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les conditions suivantes :
Les auteurs conservent les droits d’auteur de leurs œuvres et accordent à RELACult le droit de première publication. Tous les articles sont simultanément publiés sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), qui permet le partage, la distribution, la copie, l’adaptation et l’utilisation commerciale, à condition que la paternité originale soit correctement attribuée et que la première publication dans cette revue soit mentionnée.
RELACult met l’ensemble de son contenu en accès libre, augmentant ainsi la visibilité et l’impact des travaux publiés. Les informations de contact fournies dans le système de soumission sont utilisées exclusivement pour la communication éditoriale et ne seront pas partagées à d’autres fins.