Políticas Públicas X Turismo nos Municípios da Quarta Colônia, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.31Palavras-chave:
Políticas Públicas, Turismo, Quarta Colônia – RSResumo
O setor de turismo exemplifica as possibilidades de formulação de políticas públicas que promovem mudanças e melhorias para as regiões. Neste contexto, a implementação de planos sistemáticos nas esferas federal, estadual e municipal, com políticas públicas direcionadas para equacionar as fragilidades do setor, destacando o potencial turístico existente e em condições de ser explorado de forma mais adequada, podem fortalecer o setor, incrementando significativamente a economia e proporcionar desenvolvimento para a região. A realização de um estudo multicaso objetiva investigar as políticas públicas relacionadas ao turismo na região da Quarta Colônia do Rio Grande do Sul, com resultados apresentados por município e comparativamente, como instrumento de apoio as decisões de políticas públicas na área de turismo, para planejamento de ações individuais ou coletivas.
Referências
BECKER, D. F. A economia política do (des)envolvimento regional contemporâneo. Revista Redes. Santa Cruz do Sul, vol.7, nº 3, 2002, p. 35-59.
BENI, M. C. Política e planejamento estratégico no desenvolvimento sustentável do turismo. Turismo em Análise, v. 17, p. 03-22, 2006.
BENI, M. C. Turismo na América do Sul e no Brasil. Turismo Visão e Ação, SC, Janeiro - Junho de 1998, v. 1, n. 1, 1998.
BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2013-2016. Brasiília, 2013.
SETUR-RS. Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul. Plano de Desenvolvimento do Turismo 2012-2015. Porto Alegre, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.