Inclusão de Surdos na Escola Municipal Marechal Castelo Branco de Jaguarão-Rs
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.279Mots-clés :
classe regular, escola, inclusão, libras, surdez.Résumé
O trabalho tem como meta mapear as ações e os materiais usados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco na cidade de Jaguarão –RS -Brasil, que desenvolve praticas pedagógicas voltadas a alfabetização de alunos surdos inclusos na classe do sistema regular de ensino, recebendo alunos advindos de outras escolas do referido município. Os objetivos assentam-se em refletir sobre os materiais usados pelos educadores, educandos e demais profissionais envolvidos nas praticas pedagógicas. Como metodologia usamos o método qualitativo, analisamos o que está disponível na referida escola. Primamos pela necessidade de problematizarmos a atuação do autor deste trabalho durante o tempo de implantação das aulas, ressaltando as possibilidades de aprendizagem salientando as habilidades da escrita, da leitura e matemática em libras que são trabalhadas pelos educadores. Destacamos que durante suas atuações este profissional trabalha junto com um interprete em libras. Podemos concluir que a sociabilidade gerada através do processo de inclusão destes indivíduos nas classes regulares faz com que o material disponibilizado em libras e a convivência se tornam uma unidade caminhando juntas e trazendo um bom modelo a ser seguido.
Métriques
Références
BRABO, Gabriela Maria Barbosa. Políticas de Inclusão Escolar e Formação de Professores: Atendimento Educacional Especializado-AEE Segundo o texto da Política de Educação Possibilidades Pedagógicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. In : Escolarização e deficiência [ recurso eletrônico]: configurações nas politicas de inclusão escolar/ Claudio Roberto Baptista( organizador) – São Carlo: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015, p. 237-250. Disponível: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/116627/000967507.pdf?sequence=1 Acessado em 27 de julho de 2016.
DA SILVA ARAÚJO, Danielle Mirelli; DE ANDRADE SOUSA, Wilma Pastor. A INFLUÊNCIA DA LIBRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ESTUDANTES SURDOS EM ESCOLA REGULAR. Disponível: https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2006.2/a%20influncia%20da%20libras%20no%20processo%20educacional%20de%20estudantes%20surdos%20em%20escola%20regular.pdf Acessado em 27 de julho de 2016.
Especial, na Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC; 01/2008 Disponível em http://www.pmpf.rs.gov.br/servicos/geral/files/portal/AEE_Apresentacao_Completa_01_03_2008.pdf Acessado em 27 de julho de 2016.
FOTOS. O autor, CARDOSO, Baiarde. Fotografadas em 05 de outubro de 2016.
GONCALVES, H. B.; FESTA, P. S. V.. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Ensaios Pedagógicos (Curitiba), v. 6, p.3, 2013.
RECHICO, C. F. & MAROSTEGA, V. L. (Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos. Revista do Centro de Educação. v. 19, 2002, p. 7-8.
RIJO, M. A Inclusão de Alunos Surdos nas Escolas Públicas de Passo Fundo. Trabalho de conclusão Curso de Especialização: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Cuiabá: Instituto Federal do Mato Grosso, 2009, p.20.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.