A formação docente inicial no PIBID-Artes Visuais/UFPel – apontamentos experienciais
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i3.244Mots-clés :
Artes Visuais, Formação Docente, Licenciaturas, PIBID, UFPelRésumé
Através desse artigo busco fazer um relato de uma pesquisa em andamento que reflete sobre a importância das atividades do Subprojeto Artes Visuais do Pibid/UFPel na formação de futuros professores de Artes Visuais, na Universidade Federal de Pelotas. A partir de textos – relatórios, avaliações e autoavaliações realizadas no primeiro semestre de 2015 e o desenvolvimento de subprojetos durante o ano – busco indícios qualitativos da inserção do Pibid nas escolas, colaborando na formação docente dos acadêmicos. Percebo, pelos dados apresentados, que o Projeto tem gerado boa receptividade do contexto escolar em relação aos acadêmicos do curso, ocasionando aprendizagens no que tange às suas inserções na realidade escolar. A prática investigativa tem sido estimulada no grupo e é possível observar uma aproximação maior dos bolsistas com a escrita acadêmica e a necessidade de registros de suas práticas. Desta forma, a pesquisa chega à sala de aula e o acadêmico promove a integração das diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar. Assim, a colaboração do Pibid na parceria Escola-Universidade se mostra na conjugação dos diferentes contextos, proporcionando reverberações nos dois campos de atuação para os universitários e seus professores-coordenadores, como também para os professores-supervisores e seus alunos.
Métriques
Références
ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação. Rumo à sociedade aprendente. 8.ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRASIL.SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
CRUZ, Mariléria dos Santos et al. (orgs.). História da educação do Negro e outras histórias. Brasília: SECAD, 2005.
FERREIRA, L.; REALI, A. Aprendendo a ensinar e a ser professor: contribuições e desafios de um programa de Iniciação a Docência para Professores de Educação Física. Trabalho apresentado à 28. Reunião da ANPEd, Caxambu, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GOYA, Edna de Jesus. O Pibid - A formação do professor de Artes Visuais e as atividades de ensino e pesquisa nas escolas municipais de Goiânia – segunda fase do Ensino Básico.
In: II ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DO PIBID & III ENCONTRO INSTITUCIONAL PIBID-UFRGS. [Anais do...] Porto Alegre, 01-02 mar, 2011, 08p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/prograd/pibid/anais-do-evento/salas-de-debate/O%20PIBID%20%20A%20formacao%20do%20professor%20de%20artes%20visuais%20e%20as%20atividades%20de%20ensino%20e%20pesquisa%20nas%20escolas%20municipais%20de%20goiania%20-%20segunda%20fase%20do%20ensino%20basico.pdf
Acesso em: 02 nov. 2015.
MACEDO, Elizabeth Fernandes de. Os Temas Transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Química Nova na Escola – Temas Transversais. Seção Espaço Aberto. N. 08, nov. 1998, p. 23-27. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/espaco.pdf
Acesso em: 01 nov. 2015.
NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. 3.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
SOUZA, A. D. R. de; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Responsabilidades do artista educador nas reapropriações do consumo-descarte: experiências no PIBID Artes
Visuais – UFPel. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: culturas e práticas do cotidiano. [Anais do...] Pelotas, 14-16 out, 2015, p. 325-330.
ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Formação docente no Pibid Artes Visuais – impressões iniciais de uma pesquisa. In: 24º SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO: os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. [Anais do...] Montenegro, v.24. 2014. p.222-228.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.