O Movimiento Murgero como ator político
a construção participativa de uma política para o carnaval de Buenos Aires
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v8i2.2131Mots-clés :
políticas culturais, participação, cidadania, murga, Buenos AiresRésumé
O artigo aborda o papel da Murga Porteña, manifestação cultural popular argentina, na construção de novos espaços de participação, no contexto das experiências democráticas latino-americanas no sec. XXI. Nosso percurso metodológico compreendeu revisão bibliográfica, levantamento documental, entrevistas com diretores/as de murgas e ativistas culturais, além de observação participante. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, na qual os dados coletados foram submetidos a uma análise que buscou identificar os protagonistas dos processos descritos, suas motivações e sua efetiva capacidade de intervenção. Os resultados evidenciaram o surgimento de um novo ator político, cuja atuação obteve resultados concretos, a construção participativa de uma política para o carnaval de Buenos Aires, e contribuiu para ampliar a noção de cidadania.
Métriques
Références
ADDOR, Felipe. Reflexões sobre Democracia Participativa na América Latina, Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro 52 (6), p. 1108-1124, nov. - dez. 2018.
BARBALHO, Alexandre. Conselhos de Cultura e Democracia: desafios contemporâneos. In: RUBIM, Albino; FERNANDES, Taiane; RUBIM, Iuri (Orgs.). Políticas culturais, democracia e conselhos de cultura. Salvador: Edufba, 2010, p. 235-252.
DAGNINO, Evelina. Políticas culturais, democracia e o projeto neoliberal. Revista Rio de Janeiro, n. 15, p. 45-65, jan.-abr. 2005.
DAGNINO, Evelina; OLIVERA, Alberto; PANFICHI, Aldo (Org.). A disputa pela construção democrática na América Latina. São Paulo: Paz e Terra; Campinas: Unicamp, 2006.
FREY, Klaus. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática das políticas públicas no Brasil. IPEA. Planejamento e políticas públicas - PPP, n. 21, p. 211- 259, 2000.
GONÇALVES, Alcindo. O conceito de governança. In: Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, XIV Anais, Fortaleza, 2005. Disponível em: <http://conpedi.org.br/anais_fortaleza2005.html>. Acesso em: jan. 2012.
MARTIN, Alicia. Murgas en el carnaval de la ciudad de Buenos Aires. Memorias: Revista Digital de Arqueología e Historia desde el Caribe, p. 197-168, mayo-agosto 2017.
______. Fiesta en la calle. Carnaval, murgas e identidad en el folklore de Buenos Aires. Buenos Aires: Colihue, 1997.
NOBRE, Marcos e COELHO, V. (Orgs.). Participação e deliberação: teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. São Paulo: Editora 34, 2004.
RUA, Maria das Graças. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. In: RUA, Maria das Graças; CARVALHO, Maria (Orgs.). O estudo da política: tópicos selecionados. Brasília: Paralelo 15, 1998.
UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES. Estudio de Diagnóstico sobre el Carnaval Porteño. Buenos Aires: Observatorio Cultural / IADCOM / FCE-UBA, 2019.
PRAT, Ariel [Roberto Ariel Martorelli] (comp.). De este lado del Plata – Cantos y Ritmos de Murga Argentina. Avellaneda: UNDAV Ediciones, 2015.
RED LATINOAMERICANA DE ARTE PARA LA TRANSFORMACIÓN SOCIAL. La murga en la comunidad: Murga y organización comunitaria. Buenos Aires: ALACP, 2009. Disponível em: < http://cajondeherramientas.com.ar/wp-content/uploads/2015/06/cuadernillo-murga.pdf>. Acesso em: nov. 2019.
ROMERO, Coco. La murga porteña. Historia de un viaje colectivo. Buenos Aires: Ediciones CICCUS, 2013.
TAVOLARI, Bianca. Direito à cidade: uma trajetória conceitual. Novos Estudos, CEBRAP, v. 104, p. 93-109, 2016.
VAINER, Luciana. Miralá que linda viene la murga porteña. Buenos Aires: Ediciones Papel Picado, 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Laura Bezerra 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.