Controle das práticas periféricas: entre normas legais e pluralidades

Autores

  • Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo UFSB
  • Walkyria Chagas da Silva Santos UFSB/UnB

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.2080

Palavras-chave:

Projetos de mediação comunitária, normas sociais, normas legais, controle de práticas periféricas

Resumo

O objetivo geral do artigo é refletir a estrutura social desigual brasileira, que ao mesmo tempo em que abarca uma pluralidade de modos de vida, na esfera das normas legais se impõe a partir de uma visão legítima de mundo sobre estilos de vida distintos, a imposição de normais legais nesses espaços, dentro de uma perspectiva racionalista e tecnicista, sustentada pelos princípios de generalidade e impessoalidade, muitas vezes desrespeitam o saber local da comunidade e são aplicados mediante verdadeira violência simbólica e pilhagem, mesmo que o discurso seja de garantia de direitos. Pretende-se relatar a partir de casos concretos, atuação das autoras em projetos de mediação comunitária de conflitos no estado do Rio de Janeiro e no estado Bahia. A metodologia do trabalho baseia-se na teoria fundamentada e o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica realizada a partir dos registros disponíveis em fontes impressas e digitais sobre o Projeto Balcão de Direitos do ISER, do Programa Justiça Comunitária, ambos do estado do Rio de Janeiro, e do Balcão de Justiça e Cidadania, do estado da Bahia. Nas discussões as autoras analisam que os projetos de mediação comunitária de conflitos, são exemplos de tentativa de criação de uma ponte entre Estado e periferia para fomentar/construir um espaço participativo, e que inicialmente visam democratizar o acesso à justiça às populações de regiões periféricas, mas a prática pode resultar em violação de direitos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo, UFSB

 

 

Referências

ARAÚJO, Danielle Ferreira Medeiro da Silva de. Espaços participativos e o uso de metodologias integrativas para a efetividade de direitos. Revista NAU Social, v.09, n.16, p. 67 – 80, 2018.

____. Mediação Comunitária: um relato de experiência sobre a tensão entre normas legais e normas sociais em favelas do Rio de Janeiro. In: MARCHIORI NETO, Daniel Lena; RABBANI, Roberto Muhájir Rahnemay; MEDEIROS, Orione Dantas de. (Orgs.). Estudos contemporâneos sobre Direito, Estado e Sociedade. Série Direito, Estado e Sociedade, v. 2, Rio Grande: Ed. da Furg, 2020.

ARAÚJO, Danielle Ferreira Medeiro da Silva de; CHAGAS, Walkyria Santos. Raça como elemento central da política de morte no Brasil: visitando os ensinamentos de Roberto Esposito e Achille Mbembe. Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, v.10, n.4, p. 3024-3055, 2019a.

_____. Constituição de 1988 e juventude negra: para a desconstrução de um dispositivo tanatológico. In: FILPO, Klever; MIRANDA, Maria Geralda; SILVA, Rogerio Borba da; PEREIRA, Thiago Rodrigues (Org.). Direitos humanos e fundamentais em perspectiva. Rio de Janeiro: Ágora21, 2019b.

ARAÚJO, Danielle Ferreira M.S; SANTOS, Walkyria Chagas S; FERNANDES, Alexandre O; CAMPOS, Leonardo L. História, memória e ressentimento: revisitando a trajetória de exclusão da população negra no Brasil. Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad –RELACULT, v. 06, ed. especial, mar., 2020.

ARENDT, HANNAH. Crises da República. São Paulo: Perspectiva. 2013.

BICHIERI. Cristina. Norms, conventions and the power of expectations. To appear in Philosophy of Social Science, N.Cartwright and E. Montuschi, eds., Oxford University Press, 2013.

BITTAR, Eduardo C. B. O direito na Pós-modernidade. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução: Fernando Tomaz. 12 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

CAPELLA, Juan Ramón. Os cidadãos servos. Porto Alegre: Fabris, 1998.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos Direitos Humanos. Editora Saraiva. 2008.

CLASTRES, Pierre. A Sociedade Contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora S.A. 1978.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

_____. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Editora NAU, 2013.

GEERTZ, Clifford. “O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparada”. In.: GEERTZ, Clifford. O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparada. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, (1999[1997]).

GIANNELLA, Valéria. Espaço aberto para trocas: uma oficina sobre os paradoxos da mobilização social em contextos de exclusão extrema. Coleção Roteiros Gestão Social, v.1. Salvador: CIAGS/UFBA, 2009.

HARAWAY, Donna. Um manifesto para os ciborgs: ciência, tecnologia e feminismo socialista na década de 80. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Orgs.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LASSALE, Ferdinand. O que é uma Constituição? Trad. Walter Stonner. Edições e Publicações Brasil: São Paulo, 2002.

LYRA FILHO, Roberto. O que é o direito. 11. Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

MATTOS, Wilson Roberto de. Negros contra a ordem: astúcias, resistências e liberdades possíveis (Salvador, 1850-1888). Salvador: EDUNEB, EDUFBA, 2008.

MORIN, Edgar. A religação de saberes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2013.

NADER, Laura. “A pilhagem e o estado de Direito”. In: MATTEI, Ugo e NADER, Laura. Pilhagem. Quando o estado de direito é ilegal. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

____. Harmonia coerciva: a economia política dos modelos jurídicos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 9, n. 26, p. 18-29, 1994.

OLAVE, Rosa María et al. Guía de Mediación Comunitaria. Programa de las Naciones Unidas para los Asentamientos Humanos (ONU-HABITAT) en copublicación con Universidad Alberto Hurtado de Chile e Instituto de Estudios de la Religión ISER, 2013.

PINHEIRO, Paulo Sérgio. Democracia, violência e injustiça: o Não – Estado de Direito na América Latina. Org. Juan E. Méndez, Guilhermo O’Donnell, Paulo Sérgio Pinheiro, trad. Ana Luiza Pinheiro, Octacilio Nunes, São Paulo: paz e terra, 2000.

REALE, Miguel. Experiência e cultura. Campinas: Bookseller. 2000.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Revista Novos Estudos, n. 79, novembro, 2007.

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Bases de la investigación cualitativa: técnicas e procedimentos para desarrollarlateoría fundamentada. Trad: Eva Zimmerman. Colombia: Editorial Universidad de Antioquia, deciembre, 2002.

WOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo Jurídico: Fundamentos de uma nova cultura no Direito. São Paulo: Editora Alfa Ômega. 2001.

WOLKMER, Antônio Carlos; BRAVO, Efendy Emiliano Maldonado; FAGUNDES, Lucas Machado. Historicidade Crítica do Constitucionalismo Latino- Americano e Caribenho. Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, v. 08, n.4, p. 2843-2881, 2017.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Ferreira Medeiro da Silva de Araújo, D., & Chagas da Silva Santos, W. . (2021). Controle das práticas periféricas: entre normas legais e pluralidades . RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.2080

Edição

Seção

II - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas