“E então só ficam as histórias…” Relato de Experiência das Rodas de Conversa\Leitura na comunidade quilombola de Chumbo no município de Poconé em Mato Grosso/BR

Auteurs

  • Cleonice Terezinha Fernandes UNIC - Universidade de Cuiabá
  • Iane Thé Pontes SEBRAE -MT - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
  • Edenar Souza Monteiro UNIC - Universidade de Cuiabá
  • Maria das Graças Campos UNIC - Universidade de Cuiabá

DOI :

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1790

Résumé

O presente relato trata do processo vivenciado nas Rodas de Leitura/conversa, quinzenalmente, junto às lideranças dos quilombos do município de Poconé, Mato Grosso. As Rodas aconteceram de maneira centralizada na comunidade quilombola de Chumbo e faziam parte de um projeto maior do SEBRAE/MT para identificação dos sistemas produtivos das comunidades quilombolas tradicionais de Mato Grosso, cujo objetivo era propor metodologias de promoção da melhoria da qualidade de vida. Dentre os cento e quarenta e três (143) municípios de MT, dez (10) possuíam comunidades quilombolas, perfazendo 69 quilombos na época com processos formalizados pelo INCRA. Dentre estes o município de Poconé possuía 27 deles, motivo para ser eleito para o trabalho em tela. Na Roda agregaram-se oficinas de capoeira, amarração em tecido, maquiagem, culinária/dança e penteados afro-brasileiros, percussão, teatro, arte-educação, Dança Circular. Este texto expressa a visão da autora, sobre os desdobramentos em ações/produções de autoria do grupo, propiciadas a partir das rodas de leituras/diálogos e da intertextualidade possibilitada pelo documento de apoio: o livro História e Cultura Negra – Quilombos em Mato Grosso (SEDUC/MT, 2008) - ferramenta didática para os professores das escolas estaduais e municipais em cumprimento a Lei Nº 10.639 de 2003 que altera a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96), ao incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e desvelar a história de nossa mãe África. Desenvolvida na perspectiva do movimento internacional Educação para a Paz, o processo da Roda possibilitou uma revisão crítica sobre a história nacional e local, suas imbricações com a história concreta vivida durante a colonização da região, passando a se constituir como um bom referencial para a continuidade da proposta de revitalização das comunidades tradicionais de Mato Grosso na perspectiva do seu protagonismo histórico, necessário e cada dia mais emergente.

Biographies des auteurs

  • Cleonice Terezinha Fernandes, UNIC - Universidade de Cuiabá
    Pós doutora pela Universidade de Huelva\Espanha no programa de Ensino de Ciências Experimentais, Sociais e Matemática; Doutora pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal - Ciências da Motricidade. Bióloga, professora no PPGEn - mestrado em ensino da UNIC - Universidade de Cuiabá em associação ampla com o IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso. Atuou em Educação Matemática, Especial e Inclusiva por 32 anos no Ensino Básico - classes regulares e centros de recursos. Foi membro da CBS - Comissão Brasileira de Estudos e Pesquisas de Soroban da SEESP/MEC (2001- 2008), e co-autora de duas publicações (2006 e 2011) na área da educação matemática para cegos na Coleção Escola Inclusiva do MEC. Pesquisadora em: ensino, motricidade, dificuldades/transtornos de aprendizagem, educação ambiental e educação infantil, ciências para crianças, alfabetização matemática, inclusão, pedagogia sistêmica e neurociências no ensino; cujas atuais investigações dos mestrandos sob sua orientação, incidem em práticas de meditações ativas na escola - mente\corpo\cognição (mindfullness). Em 2017\18 deu consultoria ao MEC\SECADI para o Atendimento Educacional Especializado - AEE - nas Salas de Recursos Multifuncionais das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Desenvolveu em 2018 pesquisa pós doutoral na Universidade de Huelva-Espanha sobre conhecimento especializado do professor de matemática - MTSK - Mathematics Teachers Specialized Knowledge sob supervisão do professor Dr. José Carrillo Yánez (Pepe Carrillo). Atualmente investiga BTSK - conhecimento especializado do professor de Biologia. Integra um projeto de experimentos de ensino (educação matemática) em convênio de cooperação técnica internacional entre PPGEn UNIC\IFMT e Universidade de Huelva\Espanha; integra a REAMEC - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática.
  • Iane Thé Pontes, SEBRAE -MT - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
    Engenheira civil e analista do SEBRAE\MT;interaa área de  obras e serviços de engenharia da Unidade de Logística.
  • Edenar Souza Monteiro, UNIC - Universidade de Cuiabá
    Doutora em Educação pela UFMT integra o mestrado em Ensino da UNIC\IFMT; Pesquisa tecnologiais digitais em ensino;metodologias ativas de aprendizagem.
  • Maria das Graças Campos, UNIC - Universidade de Cuiabá

    Dutora em Educação pela UFMT integra o mestrado em Ensino da UNIC\IFMT; Pesquisa e produz em narrativas autobiográficas; EJA e Ensino no Brasil; Políticas públicas. 

Références

ADICHIE, C. N. O perigo da História única (Conferência). TED. 2012, Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc Acesso em: out. 2019.

BAHIA. DO (Diário Oficial). Boletim online da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (PRODEB) em 26 de maio de 2005. Disponível em: <http://www.prodeb.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=386 > Acesso em: 25 out. 2019.

BRASIL. Lei Nº 10.639 de 2003. Altera a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei 9394/96) e inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm> Acesso em: jun. 2019.

CPISP – Comissão Pró-índio de São Paulo. 2015. Disponível em: http://www.cpisp.org.br Acesso em: out 2019.

COSTA, L. Escravidão Negra no Brasil. 2011. Disponível em: <http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2011/02/escravidao-negra.html> Acesso em: jun. 2019.

CNE – Conselho Nacional de Educação. Nota pública do CNE dirigida às assembleias legislativas, câmara legislativa do DF e vereadores, aos Conselhos estaduais, distritais e municipais de Educação e a sociedade brasileira. Setembro 2015. Disponível em: http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/15472-nota-publica-as-assembleias-legislativas-a-camara-legislativa-do-df-as-camaras-de-vereadores-aos-conselhos-estaduais-distrital-e-municipais-de-educacao-e-a-sociedade-brasileira.html Acesso em: nov 2019.

GONÇALVES, G; LEITÃO, J. C.; SANTOS, J. Gerir estereótipos: ao longo da vida: uma convivência difícil. In: MOREIRA, M. H.; GABRIEL, R. C. Menopausa em Forma: Promoção do Exercício e da Saúde em Mulheres Pós-menopáusicas. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Menopausa, 2009.

KILOMBA, G. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

PETRY, J. Os atrevidos dominam o mundo. São Paulo: Academia, 2018.

SANTOS, B. de S. Pela Mão de Alice: o social e político na pós-modernidade. 7.ed. Porto: Edições Afrontamento, 1999.

SEDUC/MT. História e Cultura Negra – Quilombos em Mato Grosso. Cuiabá: Secretaria de Educação,2008.

SILVA, M. L. Racismo e os efeitos na saúde mental. In: I Seminário Saúde da População Negra. FUNASA, 2004. Anais ... Disponível em: http://www.mulheresnegras.org/doc/livro%20ledu/129-132MariaLucia.pdf Acesso em: out. 2019

SILVA, M. L.; MIRANDA, D. Saúde mental e racismo. In: III Conferência Nacional de Saúde Mental, Brasília/DF. Anais ... Brasília, dez. 2001.

MUNANGA, K. Nosso racismo é um crime perfeito (entrevista à revista Fórum). Revista Fórum, 0922012. Disponível em: https://revistaforum.com.br/revista/77/nosso-racismo-e-um-crime-perfeito/ Acesso em: 29 nov.2019.

Téléchargements

Publiée

2021-04-30

Numéro

Rubrique

I - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas

Comment citer

“E então só ficam as histórias…” Relato de Experiência das Rodas de Conversa\Leitura na comunidade quilombola de Chumbo no município de Poconé em Mato Grosso/BR. (2021). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(6). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1790