Homoafetividade e Gênero retratados em Duas Iguais
DOI :
https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.178Mots-clés :
Homoafetividade, Lesbianidade, Gênero, Duas IguaisRésumé
Este trabalho analisará como pode ser notada, de forma crítica, a homoafetividade e o gênero no romance Duas Iguais, de Cíntia Moscovich. Partindo de uma visão histórica do feminino na sociedade, avaliar-se-á como se dá a construção da mulher e da lésbica dentro do romance e como isso pode influenciar na leitura e compreensão do texto.
Métriques
Références
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. de Renato Aguiar. 2ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
FACCO, Lúcia. As heroínas saem do armário: literatura lésbica contemporânea. São Paulo: GLS, 2004.
LEAL, Virgínia Maria Vasconcelos. Amores, distâncias e perdas na obra de Cíntia Moscovich. In LOPES, Denilson. Imagem & diversidade sexual - estudos da homocultura. São Paulo: Nojosa edições, 2004. P 173-178.
MOSCOVICH, Cíntia. Duas iguais: manual de amores e equívocos assemelhados. Porto Alegre: Record, 2004.
SALIH, Sara. Judih Butler e a Teoria Queer. Tradução e notas Guacira Lopes Louro. 1. ed.; 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
SWAIN, Tânia Navarro. O normal e o “abjeto”: a heterossexualidade compulsória e o destino biológico das mulheres. In LOPES, Denilson. Imagem & diversidade sexual - estudos da homocultura. São Paulo: Nojosa edições, 2004. P 155-161.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.